Bagagem de Cabine

Com o objetivo de reduzir as movimentações e os contactos na cabine, tendo como prioridade a segurança dos nossos passageiros, foram definidos limites máximos de bagagem de cabine a transportar nos nossos aviões. Deverá limitar a sua bagagem de cabine ao essencial e a volumes que possam ser manuseados apenas por si.

Em voos com ocupação elevada, a sua bagagem de cabine terá de ser transportada no porão, sem quaisquer custos adicionais. Neste caso, deve assegurar-se que transporta consigo os seus documentos de viagem e itens essenciais.    
 

No check-in, toda a sua bagagem de mão deverá ser apresentada para ser devidamente etiquetada.    
 

Limitações Azores Airlines e SATA Air Açores

Limitações de bagagem de cabine na SATA Azores Airlines e SATA Air Açores. Número de peças e artigos, dimensões e pesos.
 Número de peças de bagagem de mãoDimensõesNúmero de artigos transportados gratuitamenteDimensõesPeso total em kg (libras)
Classe Económica155x40x20 cm140x30x15 cm8 Kg (17 lbs)
Classe Conforto Light155x40x20 cm140x30x15 cm8 Kg (17 lbs)
Classe Conforto Plus155x40x20 cm140x30x15 cm15 Kg* (33 lbs)

* Passageiros viajando em classe Conforto, nos voos Azores Airlines, que têm voos de ligação na SATA Air Açores, poderão transportar até 13 kg nas ligações SATA Air Açores.

Aos voos charter poderá ser aplicada regulamentação distinta.

 

Artigos transportados gratuitamente

Além da peça de bagagem de cabine, pode transportar um dos seguintes artigos transportados gratuitamente, caso respeite as dimensões máximas estipuladas, e que o peso combinado da bagagem de mão e do artigo abaixo não ultrapasse o peso permitido pela tarifa adquirida:

  • Uma mala de tipo diplomático ou uma mala com um computador portátil;
  • Uma mochila pequena; 
  • Uma mala pequena de senhora, uma carteira ou uma bolsa cujas dimensões condigam com o vestuário normal de viagem e que não contenha artigos que sejam considerados bagagem;
  • Um porta-fatos;
  • Uma bolsa pequena com equipamento eletrónico.             
     

Adicionalmente ao volume de mão e ao artigo transportado gratuitamente, poderá igualmente levar consigo:

  • Um sobretudo, um casaco ou uma manta;
  • Um chapéu de chuva ou uma bengala;
  • Livros e revistas em quantidade razoável para leitura durante a viagem;
  • Um saco de loja duty free: até 2 garrafas de bebidas alcoólicas ou outros artigos (desde que não excedam um saco por passageiro).         
     
  • Passageiros a viajar com bebés: um berço portátil, um saco pequeno contendo alimentação e roupas para utilização durante a viagem;
  • Passageiros incapacitados ou com mobilidade reduzida: um par de muletas, próteses ou outros artigos dos quais dependa a sua locomoção.    
     

Nota 1: o saco de loja duty free, ao exceder as 2 garrafas de bebidas alcoólicas ou exceder 1 saco duty free por passageiro, passa a ser considerado como volume de bagagem de mão, ou artigo transportado gratuitamente, e os possíveis volumes adicionais serão despachados para o porão, sendo aplicados os respetivos valores de excesso de bagagem correspondentes à tarifa adquirida, se aplicável.    
Nota 2: o transporte do animal doméstico conta como um artigo transportado gratuitamente, devendo ser acomodado debaixo do assento, e não poderá ser cumulativo com outros artigos.    
Nota 3: os instrumentos musicais transportados na cabine, dependendo da sua dimensão, serão considerados peça de bagagem de cabine (com as medidas máximas de 55x40x20 cm) ou como artigo transportado gratuitamente (com as medidas máximas de 40x30x15 cm).

Dimensões bagagem cabine. 55cm x 40cm x 20 cm.
Artigo extra dimensões 40cm x 15cm x 30cm

- As medidas máximas incluem as rodas e pegas;    
- Apesar de estabelecido um limite máximo de peso para a bagagem transportada na cabine, o volume deverá ser suficientemente leve para poder ser colocado pelo passageiro nas bagageiras;    
- Os artigos etiquetados com a etiqueta branca deverão ser colocados debaixo do assento em frente.

 

Itens que devem ser transportados na Bagagem de Cabine

  • Documentos de identificação;
  • Telemóveis (previamente desligados);
  • Dinheiro, cheques, cartões de crédito, papéis de crédito, títulos ou outros valores;
  • Artigos de joalharia;
  • Medicamentos;
  • Amostras comerciais;
  • Objetos frágeis ou deterioráveis.

Consulte as Medidas de Segurança para transporte de líquidos e os Artigos Proibidos a bordo.

 

Artigos que deve evitar transportar na Bagagem de Cabine (uma vez que não podem ser ligados)

  • Aparelhos de transmissão RF;
  • Walkie-talkies;
  • Brinquedos com controlo remoto;
  • Monitores baseados em tubos de raios catódicos;
  • Equipamento informático sem fios (rato);
  • Impressoras;
  • Gravadores de CD e Mini-disk;
  • Aparelhagens estéreo;
  • Rádios de bolso (AM/FM);
  • Recetores de canais de TV;
  • Tecnologia bluetooth .

 

Transporte de animais de estimação

Se vai transportar consigo um animal de estimação na cabine, consulte aqui os valores e as condições de transporte.

 

Transporte de Instrumentos Musicais

Os instrumentos musicais podem ser aceites como bagagem de cabine, desde que não ultrapassem as medidas estipuladas (55x40x20 cm/ total 115 cm) e peso permitido (8 kg).       
Se forem ultrapassadas as medidas e peso, os instrumentos musicais terão que ser transportados no porão, devidamente acondicionados numa embalagem rígida, ou transportados na cabine mediante a aquisição de um lugar extra para sua acomodação.       
No ato da reserva deverá informar o tipo de instrumento, o peso e as dimensões, ficando a reserva sujeita a confirmação posterior.

 

 

Medidas de Segurança

 

Foram estabelecidas Novas Medidas de Segurança nos aeroportos da União Europeia com o intuito de proteger os passageiros contra o novo tipo de ameaça: explosivos líquidos.

 

Os passageiros não estão autorizados a transportar líquidos (bebidas em geral, sopas, geles, loções, perfumes, aerossóis, etc.) na bagagem de cabine, a não ser que transportem recipientes com capacidade não superior a 100 mililitros e sem exceder no total 1 litro. Estes deverão estar acondicionados num saco de plástico transparente com sistema de fecho e abertura fácil, com dimensão de 19cm x 20cm.

Transporte de líquidos na bagagem de mão.

 

Exceções:

  • Líquidos adquiridos nas lojas localizadas para além do ponto de controlo do cartão de embarque ou a bordo das aeronaves;
  • Líquidos que visem satisfazer fins médicos*;
  • Líquidos que visem satisfazer uma necessidade dietética especial*;
  • E comida para bebé.

*Se solicitado, o passageiro deverá atestar a sua autenticidade através da prescrição médica ou prova gustatória/epidérmica.

 

Consulte:    
Artigos Proibidos a bordo.

 

 

Medicamentos em viagem

 

É recomendado que os medicamentos sejam transportados na sua bagagem de cabine.

A SATA Azores Airlines não responde pela perda ou danos verificados nos medicamentos, os quais não devem ser incluídos na bagagem registada.

 

Medicamentos líquidos, aerossol ou géis

No que concerne aos medicamentos líquidos, aerossol ou géis (LAG) que se destinarem a ser utilizados durante a viagem e que sejam necessários por razões médicas ou por uma exigência dietética especial, é aconselhável que leve consigo um comprovativo (receita ou declaração médica, por exemplo) a atestar a necessidade do medicamento, para facilitar e agilizar o controlo de segurança nos aeroportos.

 

Seringas e agulhas

Para o transporte de seringas e agulhas, é igualmente recomendável que o passageiro se faça acompanhar de um documento que comprove a sua necessidade, para facilitar e tornar célere o controlo de segurança nos aeroportos.

 

Medicamentos sólidos

Os medicamentos sólidos, como comprimidos ou cápsulas, não têm restrições.

O não cumprimento das regras poderá resultar na apreensão dos medicamentos por parte das equipas de segurança no aeroporto, ou no transporte dos mesmos no porão do avião.

 

Medicamentos com necessidade de conservação especial

Para transportar a sua medicação com necessidade de conservação a baixas temperaturas, como, por exemplo, insulina, deverá consultar o seu médico e acautelar a preservação a baixa temperatura dos seus medicamentos de acordo com duração da sua viagem, através do recurso a placas e/ou sacos isotérmicos refrigerados, ou mesmo conservado em gelo seco, e de preferência protegido em embalagem de esferovite.

Devido a limitações operacionais, salvo rara exceção, não será permitida a refrigeração a bordo das nossas aeronaves.

Loading...