Os queijos dos Açores

Os queijos dos Açores

 

Diz-se que se produz queijo nos Açores há mais de 500 anos, desde a chegada dos primeiros colonizadores flamengos. E, a bem da verdade, a maioria dos restaurantes açorianos oferece como entrada, para grande gaudio de quem se senta à mesa, uma tábua de queijos, acompanhada dos enchidos e do bom vinho regionais.

O queijo mais conhecido nos Açores é o Queijo de São Jorge, com Denominação de Origem Protegida (DOP). O seu sabor picante, intenso e, sem dúvida, delicioso é verdadeiramente marcante! Fabricado na ilha de São Jorge por mãos habilidosas, tem um tempo de cura mínimo de 3 meses e comporta segredos de produção que o tornam único.

Também já muito reconhecido, o Queijo do Pico DOP, fabricado desde os finais do século XVIII e passado de geração em geração até aos dias de hoje, tem um sabor salgado e intenso que lhe tem conferido muitos apreciadores.

Não poderá, no entanto, deixar de provar a enorme variedade de queijos produzidos noutras ilhas dos Açores, pois garantimos que esta viagem gastronómica pelos queijos açorianos não termina nos mais afamados.

 

Despertámos o seu apetite? Reserve já a sua viagem!

Saiba tudo sobre os Açores em www.visitazores.com.

Loading...