A extrema fertilidade dos solos de origem vulcânica dos Açores tem proporcionado a mais incrível prosperidade das suas plantações de chá, as duas únicas na Europa. O clima húmido é um repelente natural das pragas comuns da planta do chá, fazendo com que não haja necessidade de utilizar quaisquer químicos nas suas plantações. Poderá dizer-se, por todos os motivos, que os Açores são a capital do chá na Europa!
Na costa Norte da ilha de São Miguel encontra a Fábrica de Chá da Gorreana e a do Porto Formoso, que poderão ser visitadas ao longo de todo o ano.
A Fábrica de Chá da Gorreana foi fundada em 1883, constituindo a fábrica de chá mais antiga da Europa, e produz chá com qualidade reconhecida internacionalmente. Com os seus 32 hectares com plantações de chá, turistas de todo o mundo fotografam e passeiam neste cenário encantado, terminando com uma visita à fábrica, em que poderão saber mais sobre a produção do chá e sobre a sua história.
Muito próxima, a Fábrica de Chá do Porto Formoso proporciona um agradável passeio pelas plantações e uma visita ao seu núcleo museológico. No final, poderá deliciar-se com uma chávena desta bebida quente e aromática no interior ou na esplanada com uma esplendorosa vista.
Quer seja apreciador desta bebida ou não, a visita às duas únicas plantações de chá da Europa, que inclui um passeio pelos caminhos labirínticos e perfumados por um aroma leve e tão característico, é uma experiência mágica.
Viaje connosco até aos Açores!
Visite o site oficial do Turismo dos Açores em www.visitazores.com.