- EBITDA positivo em todas as empresas.
- Transporte de passageiros no Grupo SATA aumenta 3%, com um total de 1,2 milhões de passageiros transportados no 1º semestre.
- Aumento de voos registado no primeiro semestre reafirma o compromisso com o Arquipélago dos Açores.
- Realizados mais 376 voos do que em igual período de 2024.
O Grupo SATA registou uma melhoria significativa dos seus principais indicadores operacionais e financeiros no primeiro semestre de 2025, refletindo os efeitos das medidas implementadas no âmbito do Plano de Sustentabilidade Financeira.
O aumento da procura e o reforço da eficiência operacional permitiram alcançar um EBITDA positivo em todas as empresas do Grupo, confirmando a trajetória de recuperação.
Em relação a 2024, foram realizados mais 376 voos, o que reafirma o compromisso do grupo para com a melhoria da conectividade aérea da Região Autónoma dos Açores.
“O exercício do primeiro semestre de 2025 é o reflexo de um esforço coletivo contínuo e a prova de que é possível, através da definição de medidas de sustentabilidade concretas, contrariar a degradação de resultados. Mas perante a necessidade de recuperação do grupo, a complexidade do negócio, o aumento dos custos operacionais a nível global e a forte concorrência a SATA continuará a manter o foco na conclusão do seu plano de sustentabilidade financeira e no controlo de contratos e custos associados”, afirma o CEO do Grupo SATA, Rui Coutinho."
Desempenho operacional e financeiro na azores airlines
Azores Airlines registou EBIT positivo no 2.º trimestre de 2025, refletindo o impacto das medidas de sustentabilidade adotadas.
A companhia aérea encontra-se num percurso de recuperação financeira sustentada, com efeitos já evidentes nos primeiros meses de 2025, destacando-se o desempenho do segundo trimestre.
O EBITDA do 2.º trimestre ascendeu a 11,2 milhões de euros, representando um crescimento três vezes superior face ao período homólogo. Este resultado foi alcançado num contexto particularmente desafiante para o setor da aviação e reflete uma gestão rigorosa dos recursos, o reforço da disciplina operacional e a implementação de medidas estratégicas orientadas para a estabilização dos principais indicadores económico-financeiros.
Durante o 2.º trimestre de 2025, foram realizados 3.223 voos, mais 73 do que no mesmo período do ano anterior, tendo sido transportados cerca de 458 mil passageiros — uma ligeira redução de 4 mil, face ao período homólogo. O load factor situou-se nos 82%, refletindo uma operação ajustada, com recurso a aeronaves de menor capacidade comparativamente a 2024.
Apesar da redução no número de passageiros transportados, as receitas do 2.º trimestre de 2025 totalizaram 89,5 milhões de euros, um aumento de 1,3% face ao mesmo período de 2024. Em contrapartida, os custos operacionais registaram uma trajetória descendente, atingindo 78,3 milhões de euros, menos 7,7% que no período homólogo. Esta redução foi impulsionada por medidas implementadas nos primeiros meses do ano, em particular:
- cancelamento de rotas operadas exclusivamente com ACMI (Porto e Funchal–América do Norte);
- eliminação do serviço de catering a bordo;
- reajustamento da oferta em função da procura efetiva.
O EBITDA do 2.º trimestre foi de 11,2 milhões de euros, superando em 7,7 milhões o valor registado em igual período de 2024, com uma margem EBITDA de 12,6% (+8,6 p.p. face ao período homólogo). O EBIT foi igualmente positivo, situando-se em cerca de 500 mil euros, contrastando com os -6,7 milhões de euros registados no 2.º trimestre de 2024.
O resultado líquido do trimestre foi negativo em 10,1 milhões de euros, uma melhoria de 2,1 milhões face ao período homólogo. Este resultado inclui um impacto negativo de 3,8 milhões de euros relacionado com diferenças cambiais motivado pela desvalorização do dólar face ao euro.
Desempenho agregado do primeiro semestre de 2025
No primeiro semestre de 2025, foram realizados 5.480 voos, mais 235 do que no mesmo período de 2024, tendo sido transportados 759 mil passageiros (+12 mil face ao período homólogo). As receitas operacionais ascenderam a 135,8 milhões de euros, um crescimento de 0,2% face ao primeiro semestre de 2024. Os custos operacionais totalizaram 135,4 milhões de euros, uma redução de cerca de 5 milhões de euros, evidenciando a resiliência da operação e a eficácia das medidas de gestão implementadas, com especial impacto no segundo trimestre.
O EBITDA do semestre foi positivo em 300 mil euros, contrastando com o EBITDA negativo de 4,9 milhões de euros registado no período homólogo. O resultado líquido acumulado foi negativo em 41,1 milhões de euros, comparando com -37,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2024. Esta variação em contraciclo face aos restantes indicadores é explicada, em grande parte, pelos impactos cambiais negativos (7,9 milhões de euros), resultantes da atualização de saldos cuja liquidação ou recuperação, com impactos reais efetivos, se prevê maioritariamente a médio/longo prazo.
Desempenho financeiro e operacional da sata air açores
SATA Air Açores regista melhoria dos indicadores financeiros no primeiro semestre de 2025, acompanhando o aumento da procura.
A SATA Air Açores mantém-se focada na consolidação da sua atividade, reforçando o seu papel enquanto prestadora de serviço público essencial à conectividade regional. No primeiro semestre de 2025, a companhia registou uma evolução positiva dos principais indicadores financeiros, em linha com o aumento da procura e com as medidas de gestão implementadas para promover maior eficiência e sustentabilidade da operação.
No 2.º trimestre de 2025, foram realizados 5.364 voos, mais 154 (+3%) do que no período homólogo, tendo sido transportados cerca de 286 mil passageiros, um acréscimo de 21 mil (+8%) face ao mesmo período de 2024. O aumento da procura face à oferta permitiu uma melhoria do load factor, que atingiu os 82% (vs. 74% no 2.ºT 2024), traduzindo-se em receitas operacionais de 34,8 milhões de euros — um crescimento de 5,1 milhões de euros (+17,2%) face ao 2.º trimestre do ano anterior.
Os custos operacionais ascenderam a 33,6 milhões de euros, um aumento de 3,5 milhões de euros (+11,7%) face ao período homólogo. Destaca-se, neste âmbito, o impacto dos aumentos salariais decorrentes dos novos acordos de empresa celebrados em 2024, cujo efeito se fez sentir apenas a partir do segundo semestre desse ano.
A variação positiva das receitas operacionais, superior ao crescimento dos custos, resultou num EBITDA de 1,2 milhões de euros, que compara com um valor negativo de 400 mil euros no 2.º trimestre de 2024. O resultado líquido do trimestre manteve-se negativo em 1,1 milhões de euros, mas representa uma melhoria de 3,2 milhões de euros face ao período homólogo. Importa ainda referir que, apesar do resultado líquido trimestral negativo, foram registados resultados líquidos positivos em dois dos três meses que compõem o trimestre.
Desempenho agregado do primeiro semestre de 2025
No acumulado do primeiro semestre de 2025, foram realizados 8.561 voos, mais 141 do que no mesmo período de 2024, com um total de 449 mil passageiros transportados (+21 mil face ao período homólogo).
As receitas operacionais ascenderam a 61,3 milhões de euros, um crescimento de 19,2% face ao primeiro semestre de 2024. Os custos operacionais totalizaram 60 milhões de euros, um aumento de 14% face ao período homólogo, ainda assim, inferior ao crescimento das receitas, confirmando a robustez da operação e a eficácia das medidas de gestão implementadas.
O EBITDA do semestre foi positivo em 1,3 milhões de euros, contrastando com o valor negativo de 1,2 milhões de euros registado no período homólogo. O resultado líquido acumulado melhorou 5,6 milhões de euros, fixando-se em -3,4 milhões de euros, face aos -9 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2024.
Desempenho financeiro da SATA Gestão de Aeródromos
SATA Gestão de Aeródromos aumenta receita em 4%
A SATA Gestão de Aeródromos registou um aumento de receita (excluindo a componente do reequilíbrio financeiro registada como subsídios à exploração) proveniente da exploração aeroportuária em linha com o aumento de tráfego nos aeroportos da Região Autónoma dos Açores, e muito assente no aumento de produção verificado na SATA Air Açores.
As vendas e serviços prestados alcançaram, no primeiro semestre de 2025, um total de 2,1 milhões de euros, que compara com 2,0 milhões verificados em igual período do ano transato, traduzindo-se numa variação positiva de 4,1%.
De notar que, em adição às vendas e serviços prestados, foi registada uma estimava de Reequilíbrio Financeiro no valor de 1,2 milhões de euros, referente ao 5º ano de exploração do contrato de concessão.
Os custos operacionais, por sua vez, totalizam 3,0 milhões de euros, superiores em 275 milhares de euros, face ao período homólogo, +10%. Esta variação justifica-se, sobretudo, pelo impacto dos aumentos salariais decorrentes dos novos acordos da empresa celebrados em 2024, cujo impacto apenas se fez sentir no 2ºsemestre de 2024.
O EBITDA do 1º semestre de 2025 foi positivo em 350 mil euros, 406 mil superior ao EBITDA de igual período de 2024. O resultado líquido do exercício foi igualmente positivo, em 646 mil euros, 417 mil euros acima do verificado no 1ºsemestre de 2024.