Sustentabilidade
Assegurar-nos de que estamos a fazer o que nos compete para que as gerações vindouras possam vir a viver em maior comunhão com a natureza e com a comunidade em que se inserem é a preocupação de hoje e um trabalho que tem estado a ser feito. É uma tarefa coletiva, contínua, sem fim à vista, que deve responder constantemente a novos desafios. Mais do que um projeto em si, é uma nova forma de ser e de estar, na vida e nos negócios.
Alocar tempo e recursos a projetos que visam criar empresas mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e social é uma prioridade no seio da organização do Grupo SATA. É simplesmente uma forma responsável, consciente e empenhada de encarar a gestão e os negócios, que faz de nós uma força motora importante na nossa Região e que, também por isso, quer estar na dianteira da transformação que queremos todos ver a acontecer nas nossas vidas, nas nossas empresas, na nossa Região, no nosso País e, finalmente, neste Mundo Global que é o nosso.
Alinhada com a sua Missão, Visão e Valores, o Grupo SATA assume a Sustentabilidade como estratégia de negócio, alicerçada em compromissos e princípios necessários para impulsionar o valor acrescentado e aumento da competitividade da organização.
Os nossos compromissos
- 2025
- Reduzir 20% das emissões de CO2 (tCO2 vs 2005)
- 2030
- Reduzir 55% das emissões de CO2 (tCO2 vs 2005)
- Reduzir 20% do consumo de eletricidade em instalações (kWh vs 2015)
- 2050
- Atingir a neutralidade carbónica
Ao integrar a Sustentabilidade no negócio e operação, o Grupo SATA compromete-se a contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e apoiar nas suas metas:
A Agenda 2030 define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.
De particular importância para as suas atividades, o Grupo SATA contribui para o apoio dos seguintes ODS:
Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável
Erradicar a fome em todo o mundo. Garantir o acesso de todas as pessoas a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano. Acabar com todas as formas de desnutrição. Garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos. Implementar práticas agrícolas resilientes que aumentem a produtividade e a produção e que ajudem a manter os ecossistemas.
Prevalência da insegurança alimentar moderada ou grave na população residente (de acordo com a FIES, escala de insegurança alimentar).
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Garantir saúde e bem-estar para todos. Reduzir a taxa de mortalidade global. Acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos. Erradicar as epidemias de HIV, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas. Promover a saúde mental e o bem-estar. Alcançar a cobertura universal de saúde.
Indicador:
- Taxa de mortalidade atribuída a doenças do aparelho circulatório, tumores malignos, diabetes mellitus e doenças crónicas respiratórias.
- Taxa de mortalidade por lesões autoprovocadas intencionalmente (suicídio).
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em todos os lugares. Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas pública e privada, incluindo tráfico, exploração sexual e outros tipos. Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades de liderança.
Proporção de mulheres em cargos de chefia.
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Garantir o desenvolvimento económico inclusivo e sustentável em todo o mundo. Alcançar níveis mais altos de produtividade económica por meio da diversificação, atualização tecnológica e inovação. Alcançar emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, inclusive para jovens e pessoas com deficiência. Alcançar salário igual para trabalho de igual valor.
Ganho médio e carga horária dos trabalhadores por conta de outrem, por sexo, grupo etário, profissão e população com incapacidade.
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Reduzir o desperdício global de alimentos na produção e consumidor. Alcançar a gestão ambientalmente saudável de produtos químicos ao longo de seu ciclo de vida. Reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
Quantidade de resíduos perigosos gerados per capita e proporção de resíduos perigosos tratados, por tipo de tratamento.
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos
Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos. Fortalecer a resiliência e a capacidade de adaptação aos perigos e desastres naturais relacionados ao clima. Integrar soluções e medidas de mudança climática nas políticas, estratégias e planejamento nacionais. Melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas, redução de impacto e alerta precoce.
Emissões totais de gases de efeito estufa por ano.
Contribuição Indireta
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade
Prevenir ameaças à biodiversidade. Garantir a conservação, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres e de água doce, incluindo florestas, pântanos, montanhas e terras secas. Promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas. Deter o desmatamento. Combater a desertificação e restaurar terras e solos degradados.
Proporção de espécimes selvagens comercializados que foi objeto de furtivismo ou traficada ilicitamente.
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
Promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas. Reduzir significativamente todas as formas de violência. Erradicar o abuso, a exploração e o tráfico e todas as formas de violência e tortura de crianças. Promover o estado de direito nos níveis nacional e internacional. Garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.
Meta 16.5 - Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno.
Meta 16.6 - Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes.
Proporção da população que reportou ter-se sentido pessoalmente discriminada ou assediada nos últimos 12 meses por motivos de discriminação proibidos no âmbito da legislação internacional dos direitos humanos (dados proxy).
É um desígnio do Grupo SATA promover a conectividade do Arquipélago dos Açores com o mundo, de uma forma sustentável e com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Neste sentido, a nossa estratégia de sustentabilidade está assente nos pilares Ambiente, Social e Governance, procurando assegurar que a atividade da empresa tenha um impacto positivo nas comunidades em que opera minimizando, ao mesmo tempo, os impactos ambientais da sua operação. O Grupo SATA passou a assumir o tema da sustentabilidade como algo transversal à organização e como um fator à estratégico para o desenvolvimento da organização e do negócio.
Ao longo do ano, medimos e registamos o impacto das ações levadas a cabo, e que nos têm permitido assegurar que cumprimos com os objetivos e metas definidos. Compilamos esta informação nos nossos Relatórios de Sustentabilidade.
Em 2022, criámos a Política de Sustentabilidade, que é um guia que define a nossa estratégia em termos ambientais, sociais e de governação.
Em suma, esta política traduz o nosso posicionamento em relação aos objetivos internacionalmente conhecidos por ESG (Environmental, Social and Governance), sendo indesmentível que a avaliação destas três forças assume crescente relevância na avaliação da reputação das empresas no contexto nacional e internacional, bem como no cumprimento legal e de reporte obrigatório.
Em poucas linhas, o que define a nossa política de sustentabilidade?
No que diz respeito à responsabilidade ambiental, passou a ser uma prioridade para o Grupo SATA alocar tempo e recursos para garantir a implementação de mais medidas no que toca à descarbonização, eficiência energética, consumo racional, reciclagem e valorização de resíduos, gestão de embalagens, digitalização e otimização de procedimentos.
A nível social, queremos manter o foco nos trabalhadores, proporcionando-lhes um ambiente de trabalho saudável e primando pelo bem-estar e saúde mental; dotar os recursos com know-how e conhecimento através de ações de formação; continuar a promover a diversidade de género, a inclusão e o envolvimento com a comunidade.
Em relação à governação, pretendemos manter o foco na liderança ética e íntegra, na diversidade, no rigor e reporte de informação ESG, na ética organizacional e no combate à corrupção; queremos cumprir com os requisitos de cibersegurança /privacidade e primar por uma fiscalidade responsável.
Conheça a nossa Política de Sustentabilidade.
O Grupo SATA está empenhado em acompanhar e implementar as melhores práticas de sustentabilidade, comprometendo-se com a estratégia ESG (Environmental, Social and Governance), reconhecendo ser também um papel relevante no Desenvolvimento da Sustentabilidade dos Açores.
Ambiente
A sustentabilidade ambiental é encarada como o resultado do desempenho coletivo, que pressupõe um esforço concertado entre as companhias aéreas e os aeroportos e aeródromos onde estas operam.
Conheça os projetos e iniciativas com foco no desenvolvimento de ferramentas dedicadas à sustentabilidade ambiental nos quais as companhias do Grupo SATA participam, em alinhamento com os ODS :
Estamos a dar passos importantes para reduzir o impacto ambiental das nossas operações:
- Reavaliação dos Descartáveis: Fizemos uma revisão dos planos de carregamentos para reduzir o uso de descartáveis, como cobertores, almofadas e toalhetes, levando apenas o essencial para o conforto dos passageiros.
- Nova Caixa de Refeição: Introduziremos uma nova caixa de refeição que facilita a separação, triagem e reciclagem de resíduos, contribuindo para a redução do desperdício a bordo.
IEnvA - (IATA Environmental Assessment) é o nome do programa que abraçamos no Grupo SATA, em parceria com a IATA (International Air Transport Association).
Abraçamos este desafio em maio de 2022 e, um ano depois, conquistámos o patamar 2 do programa, obtendo, com isto, a certificação IEnVA, o que fez de nós companhias aéreas pioneiras em Portugal.
A IATA tem no Programa IEnvA processos que promovem a alteração de procedimentos a implementar em todas as áreas da empresa, que garantem a adoção de práticas ambientais robustas e específicas para a aviação, o que resultará na diminuição do impacto que a indústria possa ter no meio ambiente.
Apesar das condições especiais em que operam as companhias aéreas, e que lhe conferem um estatuto de exceção tendo em conta a condição ultraperiférica do Arquipélago dos Açores, é entendido pelo Grupo SATA deverá garantir que se encontra a fazer tudo o que esteja ao seu alcance para que a sua atividade seja um exemplo das melhores práticas internacionais.
Assim, e numa primeira fase, a implementação do programa IEnvA (IATA Environmental Assessment) incide, particularmente, nas áreas de operações de voo e atividades corporativas.
Acresce, que a certificação IEnvA confere, em simultâneo, o cumprimento de Norma ISO 14001:2015 pela SATA Air Açores e à Azores Airlines, o que acaba por congregar e valorizar os esforços que foram sendo desenvolvidos até ao momento.
Outras notas informativas a respeito deste projeto foram publicadas nas diferentes fases. Caso as queira acompanhar, encontra-as através das hiperligações:
Grupo SATA arranca com programa de gestão ambiental com a IATA | Azores Airlines
Companhias aéreas do Grupo SATA alcançam a certificação IEnVA da IATA | Azores Airlines
E se quer conhecer com maior profundidade o programa IEnvA prossiga por aqui: IATA - Environmental Assessment
A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia que aponta o reconhecimento da Região como destino sustentável, visando acelerar a implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’S) e o contributo da região para a Agenda 2030. Esta iniciativa tem permitido o desenvolvimento de práticas de sustentabilidade cada vez mais eficientes e inovadoras por parte de várias empresas do arquipélago contribuindo, assim, para tornar cada vez mais os Açores numa referência de turismo sustentável a nível mundial. Subscrever a Cartilha é assumir um compromisso público com uma gestão responsável, justa e transparente. Com o compromisso de desenvolver a sua atividade de uma forma cada vez mais sustentável a nível ambiental, social e económico, o Grupo SATA renovou a participação na Cartilha de Sustentabilidade com a definição 3 objetivos:
- Implementação de um relatório anual de sustentabilidade
- Definição interna de prioridades de sustentabilidade com respetivo mapa de indicadores
Definição de uma estratégia colaborativa de operacionalização do projeto “sata forest”
COMPENSAÇÃO CARBÓNICA CELE
É um mecanismo europeu de regulação das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) que estabelece limites para as emissões do conjunto das instalações e operadores aéreos abrangidos. É um instrumento de descarbonização que pretende a redução das emissões onde o custo associado é menor. Em 2021, o Grupo SATA integrou na fase IV (2021-2030) do programa, contribuindo para cumprimento do objetivo de uma redução de 40% dos GEE no horizonte de 2030 (ano base 1990).
COMPENSAÇÃO CARBÓNICA CORSIA
CORSIA (Carbon Off setting and Reduction Scheme for International Aviation) é o Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional, desenvolvido pela ICAO (International Civil Aviation Organization) que visa compensar o crescimento das emissões de CO2 no tráfego aéreo internacional. Este regime irá decorrer de 2021-2035 sendo composto por três fases. Neste momento o Grupo SATA está na Fase Piloto (2021-2023), onde reporta as emissões das rotas abrangidas pelo regime.
Iniciado em 2018, o processo de renovação de frota é um investimento avultado para as companhias aéreas, mas inevitável. Para além de outras vantagens, permite obter significativa redução de combustível e consequente diminuição de CO2 para a atmosfera. Em 2021, a Azores Airlines recebeu um novo Airbus A321neo LR.
Os motores de última geração e com asas de bordo Sharklet, permitiram reduzir o consumo de combustível em cerca de 37% e respetiva pegada de carbono de cada passageiro, quando estabelecida uma comparação com as anteriores aeronaves. Estima-se uma redução total anual de 13.200 t CO2 depois de concluído o processo, sendo este um importante investimento na melhoria da qualidade do serviço alinhado com os compromissos de sustentabilidade.
Tem sido crescente a presença da tecnologia ao serviço da operação aérea e de todos os processos administrativos inerentes a ela. Em 2021, mais de setenta projetos tecnológicos foram desenvolvidos no Grupo SATA e que resultaram na condução mais eficiente de muitas tarefas. Do check-in ao voo, passando pela área comercial e administrativa, mais de sete dezenas de projetos foram desenvolvidos. Não vai parar por aqui, porque a inovação tecnológica não cessa e é necessário acompanhá-la, mas muito foi concretizado em 2020 e 2021. A redução de papel, de tempo e de consumíveis é mensurável e mensurada periodicamente e são contabilizados e reportados os progressos. Anualmente, são plasmados no Relatório de atividade e Contas do Ano.
As medidas operacionais são ações com impacto na redução direta nos combustíveis e emissões de CO2, que contribuem para a neutralização carbónica da aviação.
Na SATA Air Açores, a adoção de medidas operacionais especificas, em determinadas fases do voo, representam na frota Dash8 Q400 uma poupança média anual de combustível de 21% e na frota Dash8 Q200 de 26%, equivalente a cerca 900 tCO2/ano. Na Azores Airlines, continuámos a assegurar projetos como o Dinamic Efficiency Project, em consonância com o Green Operating Procedures do fabricante Airbus, o que tem permitido implementar novos procedimentos operacionais com vista a conquistar ganhos de eficiência. Ambas as companhias aéreas também converteram todos os manuais a bordo para Electronic Flight Bag o que significou a desmaterialização de todos os manuais físicos a bordo, o que no exemplo da Azores Airlines, se traduz na remoção de 13 manuais em cada aeronave, o equivalente a 51Kg que deixam de viajar com a companhia aérea, em cada voo operado. A natureza agradece muito.
SATA Air Açores e Azores Airlines integraram o pelotão da frente das companhias aéreas que compõem a Aliança Zero Emissões para a Aviação e que tem como propósito final garantir a integração de aeronaves movidas a hidrogénio e a eletricidade nas suas frotas, até ao ano de 2050.
A Aliança Zero Emissões na Aviação, é um programa com chancela da Comissão Europeia, do qual fazem parte companhias aéreas e outros agentes ligados ao sector do transporte aéreo na Europa, empenhados em congregar todos os esforços para alcançar a descarbonização da aviação nos próximos anos.
O compromisso assumido pelas companhias aéreas que integraram este movimento de transformação, compreende etapas sucessivas e evolutivas, a alcançar de acordo com um cronograma estabelecido e tendo em linha de conta objetivos previamente definidos.
Esta iniciativa conjunta é feita em paralelo e com apoio de programas de investigação que já se encontram em curso, como são disso exemplo o programa SESAR 3 e o Clean Aviation, ambos promovidos pela Comissão Europeia.
No caso do Grupo SATA, a integração das companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines na Aliança Emissões Zero na Aviação, vem robustecer outras iniciativas que se encontram em curso com os diferentes parceiros, designadamente, a Airbus, a Bombardier, a IATA e a ERA.
Considerando que a partilha de conhecimento e a experiencia adquirida são fulcrais nesta fase de transformação do sector, as companhias aéreas açorianas querem ser pioneiras na adoção de práticas que visam a salvaguarda da sustentabilidade ambiental de uma forma transversal e, de forma mais particular, tencionam zelar pela preservação do equilíbrio natural do Arquipélago dos Açores, destino para o qual converge a maior parte da sua operação aérea.
Quer saber mais sobre o tema? Alliance for Zero Emission Aviation (europa.eu)
Credible Hybrid Electric Aircraft (CHYLA) foi um projeto inserido no programa CleanSky, que tem como objeto o estudo e desenvolvimento de tecnologia e design hibrido-elétrico para aeronaves. O Projeto esteve a cargo da TU Delft (Delft University of Technology) e consistiu no desenvolvimento de um modelo real de rede de Companhias Aéreas, adaptado ao desenvolvimento de motores de propulsão elétricos.
O Grupo SATA, atento à evolução da tecnologia e alinhado com os compromissos ambientais, disponibilizou a partilha de dados operacionais da SATA Air Açores para contribuição no desenvolvimento do estudo. Os avanços na tecnologia de energia elétrica/propulsão estão a revolucionar o setor de aviação, permitindo no futuro soluções integradas e sustentáveis.
O GRACE é uma associação de utilidade pública, que atua nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, e tem como missão a promoção e desenvolvimento de uma cultura empresarial sustentável. Reúne atualmente mais de 180 empresas, das mais variadas dimensões e setores de atividade, empenhadas na busca de soluções práticas para o crescimento sustentável das comunidades e das organizações. Reconhecendo a importância da Sustentabilidade na organização, o Grupo SATA aderiu ao GRACE usufruindo de uma plataforma de partilha e de apoio para implementação de boas práticas.
Fomos pioneiros na construção do Cluster Grace nos Açores
Porque ser tão importante ajustar a nossa atuação à realidade regional, integrámos o núcleo de empresas fundadores do Cluster Grace Açores, em conjunto com as empresas Bel e Grupo Sousa. Ao fazer parte deste Cluster, pretendemos criar sinergias com os associados Grace e Membros do Cluster Açores e desenvolver ações que nos permitam colocar os temas da Agenda 2030, 2050 e ESG (Environmental, Sustainability and Governance) como prioritários nas agendas das nossas empresas. Por saber que juntos, e todos a remar em igual direção alcançaremos mais, cremos que este será mais um passo em direção ao futuro sustentável que todos desejamos construir para a nossa região e para o nosso planeta. O Cluster Açores arrancou oficialmente em dezembro de 2022.
DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO “Fly Without Fins”
A 1 de setembro 2022, o grupo SATA juntou-se ao movimento “Fly Without Fins”.
Assim sendo, e com efeitos imediatos, não será permitido o transporte de barbatanas de tubarão em todas as aeronaves da SATA Air Açores e da Azores Airlines, à partida de qualquer destino das transportadoras.
Este movimento, ao qual se têm associado algumas companhias aéreas, tem como princípio a não aceitação de carga que possa estar relacionada com a prática de Finning, por ser considerada uma prática cruel que atenta à dignidade animal e que tem colocado os tubarões em perigo de extinção.
Embora esta não seja uma prática identificada nos Açores, arquipélago detentor de várias distinções ao nível da sustentabilidade e reconhecido por adotar práticas de pesca responsáveis, nem um tema com o qual as companhias aéreas SATA Azores Airlines tenham sido, até à data, confrontadas, as companhias aéreas do grupo SATA, que voam para variadas geografias, consideram que a implementação de medidas concretas que permitam mitigar o problema identificado por diversas associações ambientalistas, designadamente a Shark Guardian, poderá atenuar a exploração comercial de partes de peixes cartilagíneos e, assim, contribuir para a preservação da vida nos oceanos.
Perante o muito que há para fazer, todos os esforços nos parecem sempre insuficientes. E é por isso que continuaremos a abraçar tantas causas quanto as possíveis. E a subscrição do compromisso, mais conhecido por “Declaração do Palácio de Buckingham”, é mais uma prova disso mesmo.
Embora não operemos habitualmente em regiões em que exista conhecimento da prática conhecida de comercialização de animais selvagens, o facto de subscrevermos este compromisso com a United For Wildlife Transport Taskforce permite-nos oferecer o nosso contributo para este movimento que tem como objetivo preservar a vida animal selvagem.
Com a subscrição da Declaração do Palácio de Buckingham ficam as companhias aéreas aderentes comprometidas a adotar e incentivar uma política de tolerância zero em relação à exploração da vida animal selvagem; a consciencializar os seus funcionários, parceiros e clientes acerca da natureza, dimensão e das consequências do comércio ilegal da vida selvagem; e, comprometem-se, ainda, a encorajar outros parceiros a juntarem-se a este “taskforce” internacional através da subscrição deste compromisso. Neste contexto, será alvo de particular atenção o transporte de carga e de bens nas nossas aeronaves, em todos os voos e para qualquer um dos nossos destinos.
Se quer saber como estamos a agir na United For Wildlife Transport Taskforce:
How Aviation Staff Can Help Stop the Illegal Wildlife Trade (Europe) — ROUTES (routespartnership.org)
Se quer conhecer melhor outras iniciativas da United for Wildlife:
United for Wildlife - Ending the Illegal Wildlife Trade - United for Wildlife
Ou outras iniciativas da IATA, às quais também nos associamos:
IATA - Environment
Social
Mais do que servir os nossos clientes no transporte diário de passageiros e de bens, as companhias do Grupo SATA reiteram o seu compromisso em contribuir para o bem-estar da comunidade em que opera, dedicação evidenciada por ações de apoio a iniciativas solidárias, culturais e desportivas promovidas pelo grupo.
Igualmente, reforçamos a implementação de políticas corporativas, programas de formação e iniciativas de saúde e bem-estar, capazes de fortalecer a valorização dos nossos trabalhadores e incentivá-los a oferecer o melhor serviço aos nossos clientes e à comunidade.
Para isto, implementamos uma variedade de ferramentas que visa não só aumentar a eficiência das várias áreas da empresa, mas também elevar a qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes e parceiros, em alinhamento com os ODS :
As mudanças no serviço de bordo dos nossos voos domésticos visam melhorar o bem-estar dos nossos passageiros, enquanto contribuem para o cumprimento de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estas incluem:
- Menus Renovados: Os novos menus a bordo serão introduzidos gradualmente e serão ajustados às preferências e necessidades alimentares dos passageiros e de acordo com o horário de cada voo, oferecendo maior variedade e equilíbrio dos grupos alimentares, evitando a repetição de alimentos similares, com o objetivo de melhorar a experiência de viagem dos nossos passageiros e promover práticas mais sustentáveis.
- Opções Saudáveis: Substituímos bebidas açucaradas e gasificadas por alternativas à base de fruta, reduzindo o teor de açúcar.
- Produtos Locais: Continuaremos a priorizar o uso de produtos frescos e produzidos no Arquipélago dos Açores.
Em consonância com a nossa política de Sustentabilidade Social, Cidadania e Voluntariado, firmámos uma parceria com a UPNDO, uma plataforma digital que combina gamificação, competição positiva e responsabilidade social, medindo a atividade física dos seus utilizadores e combatendo o sedentarismo no local de trabalho. Esta colaboração tem o benefício duplo de converter a atividade física dos trabalhadores participantes em doações para organizações não governamentais escolhidas por eles, gerando benefícios para a comunidade.
No mês de setembro de 2024, o Grupo SATA recebeu a Certificação da APCER - Associação Portuguesa de Certificação - do referencial NP 4469:2019, na área da Gestão da Responsabilidade Social.
Esta certificação das empresas SATA, no âmbito da Gestão da Responsabilidade Social, para além de um marco significativo na vida do Grupo, é o reflexo do compromisso genuíno e do esforço contínuo dos seus trabalhadores e comunidades envolventes.
Os principais pontos destacados pela auditoria incluíram:
- Conformidade com os requisitos da norma: Os processos e práticas da SATA estão em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Norma NP 4469:2019.
- Compromisso com a Responsabilidade Social: Foi reconhecido o nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social, evidenciado pelas diversas iniciativas e projetos implementados.
- Melhoria contínua: A auditoria destacou a nossa abordagem proativa para a melhoria contínua. É nosso propósito seguir focados em manter e aprimorar os nossos padrões de Responsabilidade Social, para garantir que o Grupo SATA continue a ser uma referência de boas práticas no setor.
Governança
Um sistema governance eficaz é essencial em todas as organizações, de forma a garantir que os riscos críticos são mapeados e mitigados e que todas as oportunidades relevantes que possam surgir na sequência de um clima em mudança são identificadas e abordadas. Isto inclui a adoção de políticas e práticas internas bem como a colaboração com as partes interessadas para que estas implementem práticas semelhantes.
O modelo de Governance assenta assim:
- Na implementação de uma filosofia de gestão, com competências adequadas e capacidade produtiva em prol do cumprimento da sua missão;
- Na adoção das melhores práticas de gestão, segundo os Princípios de Bom Governo das empresas do Setor Empresarial do Estado;
- No desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para a excelência do desempenho, que capacite as Empresas a prosperar na busca da sustentabilidade empresarial, assente, fundamentalmente, numa filosofia de gestão que contemple as dimensões económica, ambiental, social e ética.
Uma liderança comprometida, uma estratégia claramente delineada e uma governança sólida e resiliente são essenciais para uma gestão eficaz e para uma abordagem integrada na criação de valor sustentável, em alinhamento com os ODS
Por forma a contribuir para os objetivos de sustentabilidade, o Grupo SATA desenvolve e aperfeiçoa um conjunto de princípios, políticas e ferramentas relacionadas com os temas éticos, ambientais e sociais relevantes no contexto da organização.
Conheça-as aqui.
As empresas do Grupo SATA conquistaram a Medalha de Prata no Índice EcoVadis!
O Índice EcoVadis é uma plataforma de avaliação de sustentabilidade que fornece uma análise detalhada sobre a performance das empresas em quatro áreas cruciais:
- Meio Ambiente: Avalia como a empresa gere o seu impacto ambiental, incluindo a gestão de resíduos, emissões de CO2 e a utilização de recursos naturais.
- Direitos Humanos e Condições de Trabalho: Verifica as práticas da empresa em relação aos direitos dos trabalhadores, segurança no trabalho e condições de emprego.
- Ética: Analisa a integridade e as práticas de governança, verificando se a empresa opera de forma ética e transparente.
- Responsabilidade com Fornecedores: Avalia a forma como a empresa gere a sua cadeia de fornecedores, garantindo que os fornecedores partilham os mesmos padrões de responsabilidade e sustentabilidade.
Receber a Medalha de Prata do EcoVadis é uma grande conquista que demonstra o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a responsabilidade social, refletindo, ainda, o empenho na manutenção de elevados padrões nessas áreas.
Esta distinção reflete igualmente o nosso esforço contínuo para integrar práticas sustentáveis e responsáveis em todas as nossas operações e criar um impacto positivo na nossa atividade e na sociedade.