A Sociedade Açoreana de Estudos Aéreos, Lda. foi constituída a 21 de agosto de 1941, em Ponta Delgada, tendo como sócios José Bensaúde, Augusto d’Athaide Corte Real Soares de Albergaria, Albano de Freitas da Silva Oliveira, Augusto Rebelo Arruda e a Bensaúde e Companhia Lda., representada por António de Medeiros e Almeida.
A sua missão era, tal como hoje, servir os açorianos, quebrar o seu isolamento e encurtar distâncias entre as ilhas e destas para o resto do Mundo. Era este o desígnio de cinco ilustres micaelenses que ousaram abraçar este arrojado projeto, numa altura em que a Europa se encontrava envolvida na Segunda Guerra Mundial.
Em 1947, a Sociedade de Estudos Aéreos alterou a sua designação comercial para Sociedade Açoreana de Transportes Aéreos Lda. (SATA), devido à conclusão dos estudos que deram lugar à constituição da mesma; ao facto de o governo português ter entretanto concessionado à SATA, ainda que a título provisório, as ligações aéreas entre as ilhas de São Miguel, Santa Maria e Terceira; às condições internacionais que, com o fim do conflito mundial, possibilitavam a realização de tal empreendimento; e à cedência, em 1946, da infraestrutura localizada em Santa Maria ao Governo Português para exploração civil. Os sócios designaram gerente-delegado da SATA o Dr. Augusto Rebelo Arruda, sedearam os escritórios da empresa na Rua dos Mercadores, 7-11 e adquiriram a sua primeira aeronave, um Beechcraft UC-45B Expeditor.
Os Açores passariam a dispor de uma companhia aérea própria, a mais antiga do país em continuidade de operação, colocada ao serviço da unidade e do desenvolvimento económico de todos os açorianos.
Breve síntese histórica
1941
NASCE A SATA
Nasce a SATA como “Sociedade Açoreana de Estudos Aéreos Lda.”, com sede em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel.
1947
A SATA ADOTA NOVA DESIGNAÇÃO
A SATA adota a designação comercial de “Sociedade Açoreana de Transportes Aéreos Lda.” e ganha asas com um Beechcraft UC-45B Expeditor (CS-TAA), batizado de “Açor”. Os Açores estão agora mais perto do resto do mundo.

1958
A SATA AJUDA VÍTIMAS DO VULCÃO DOS CAPELINHOS
A SATA presta assistência no embarque das vítimas da tragédia do vulcão dos Capelinhos para os Estados Unidos, primeiro em Santa Maria e, mais tarde, na Base das Lajes. A SATA organizou, em parceria com a Pan American Airways, uma série de voos destinados a transportar sinistrados do vulcão dos Capelinhos para os Estados Unidos da América, com partida da Base Aérea das Lajes, utilizando aviões DC-6B daquela companhia norte-americana.
1959
SATA COMPRA ESTRUTURA DA TWA EM SANTA MARIA
A SATA adquire todo o equipamento da TWA existente no Aeroporto de Santa Maria e, cumprindo a sua ambição de crescimento e expansão, conclui um acordo de fusão de serviços com a Pan American, que resulta na integração de funcionários e equipamentos desta companhia nos serviços de assistência a aeronaves da SATA.
1963
SATA COMPRA O SEU PRIMEIRO DC-3
Chega à SATA o primeiro avião DC-3 proveniente da irlandesa Aer Lingus.
1968
PRIMEIRAS ASSISTENTES DE BORDO
O espírito açoriano do serviço SATA chega aos céus quando, em 1968, os voos da companhia passam a ter assistentes de bordo que impressionam os passageiros pela sua disponibilidade e simpatia.

1976
SATA PRESTA ASSISTÊNCIA AO CONCORDE
O avião mais avançado da história da aviação civil, o Concorde, faz escala no aeroporto de Santa Maria, com assistência da SATA.
1977
PASSAGEIRO 1 MILHÃO
Cada vez mais pessoas usam os voos da SATA para unir o que o mar separa. Em 1977, a SATA recebe o seu passageiro 1 milhão.
1987
SATA PASSA A CHAMAR-SE SATA AIR AÇORES
A SATA passa a chamar-se SATA Air Açores e, nesse mesmo ano, recebe a medalha de prata de Mérito Turístico.
1989
OS ATP CHEGAM AOS AÇORES
A SATA adquire os primeiros British Aerospace ATP.

1990
MUDANÇA E EXPANSÃO
A SATA vive momentos históricos: conclui a era dos AVRO HS 748, que durou vinte anos; adere à International Air Transport Association – IATA e à European Regional Airlines Association – ERA; adquire os escritórios da Canadian Pacific Airlines em Lisboa; e recebe dois aviões ATP.
1994
SATA AIR AÇORES RECEBE MEDALHA DE HONRA
Como reconhecimento da qualidade dos seus voos e modo de operar, a SATA Air Açores recebe a cobiçada Medalha de Honra da International Civil Aviation Organization.
1995
SATA CONTINUA A CRESCER
A SATA dá mais um passo para a internacionalização ao fazer o seu primeiro voo charter fora de Portugal continental e ilhas. Opera com um Boeing 737-300.

1998
SATA GANHA COA
A SATA Internacional diversifica os seus destinos, operando com equipamento Boeing 737, e recebe o COA (Certificado de Operador Aéreo) que lhe permite explorar rotas para destinos fora dos Açores e, assim, ingressar no competitivo mundo da aviação civil internacional.
1999
SATA ASSEGURA NOVAS ROTAS
A SATA Internacional ganha a concessão das rotas entre Ponta Delgada e as cidades de Lisboa, Porto e Funchal com um Boeing 737 e, depois, com o novo A310.
2000
VOOS PARA A AMÉRICA DO NORTE
A SATA começa a voar regularmente para os Estados Unidos da América e Canadá, aproximando de forma inegável as comunidades açorianas da região ao mercado da saudade.
2005
NASCE A SATA GESTÃO DE AERÓDROMOS
Nasce a mais recente empresa do Grupo SATA, a SATA Gestão de Aeródromos, responsável pela gestão e manutenção de 4 dos 9 aeródromos açorianos e da aerogare da ilha das Flores.
2007
SATA NO ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA
Adquire mais um British Aerospace ATP e novo equipamento Airbus A310.
2009
RENOVAÇÃO DE FROTA
Chegam as primeiras duas unidades Bombardier Q200 à frota da SATA Air Açores. O Dornier DO228 deixa de voar e a SATA Internacional recebe mais uma unidade Airbus A320. As frotas da SATA compõem-se de Bombardier Q200, British Aerospace ATP, Airbus A320 e Airbus A310.
2010
SATA AIR AÇORES RECEBE O PRIMEIRO Q400 NEXTGEN
A companhia aérea SATA Air Açores recebe, em Toronto, o novo Q400 NextGen, numa cerimónia realizada nas instalações da Bombardier.
A transportadora prossegue com o programa de renovação integral da respetiva frota aérea. Durante o mês de março, do mesmo ano, a SATA Air Açores recebe mais três novas aeronaves Bombardier Q400 NextGen.

ÚLTIMA FASE DE RENOVAÇÃO DA FROTA
A 5 de novembro, o processo de renovação da frota da SATA Air Açores chegou ao final, com o phase-out da última aeronave BAe ATP, “Flores”, com a matrícula CS-TGN.
2011
SATA AIR AÇORES 3ª MELHOR COMPANHIA AÉREA REGIONAL DA EUROPA EM 2011/2012
A SATA Air Açores recebe o prémio ERA Bronze Airline of the Year. Este prémio, recebido pela primeira vez na história da companhia, reconhece o trabalho desenvolvido por todos os seus colaboradores no âmbito do processo de renovação da frota Bristish Aerospace ATP e evidencia os benefícios que os mais de 400.000 passageiros transportados anualmente pela SATA Air Açores experimentam e sentem ao viajar nos Bombardier Q200 e Q400 NextGen.
GRUPO SATA PIONEIRO A NÍVEL NACIONAL NO LANÇAMENTO DE MOBILE CHECK-IN E MOBILE BOARDING PASS
Grupo SATA apresenta mais uma inovação no processo de check-in para os voos da SATA Internacional e SATA Air Açores.
2012
SATA RECEBE, PELA TERCEIRA VEZ, PRÉMIO INTERNACIONAL “AGILITY AWARD”
SATA INAUGURA, EM SANTA MARIA, CENTRO DE FORMAÇÃO AERONÁUTICA DOS AÇORES

SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADO DA SEGURANÇA E SAÚDE E GESTÃO AMBIENTAL RECEBEM CERTIFICAÇÃO DA APCER
A SATA é a primeira companhia aérea portuguesa a obter esta qualificação.
2013
SATA DISTINGUIDA COM CERTIFICAÇÃO PELA APCER
O Sistema de Gestão da Qualidade da SATA Gestão de Aeródromos recebeu a certificação ISO (International Organization for Standardization). Para a SATA, a obtenção deste certificado representa um instrumento que visa a continuação de um serviço para todos os clientes, estruturado na eficiência, qualidade e excelência.
2014
A MARCA SATA DISTINGUIDA COM PRÉMIO INTERNACIONAL DE DESIGN
O prémio Platinum A’ Design distingue projetos que atingiram o nível exemplar de excelência em design. A SATA vê assim distinguida a sua imagem assente no elemento gráfico BIA, um pássaro-sítio, símbolo do céu atlântico e que representa a união das 9 ilhas dos Açores.
Nesta competição estiveram envolvidos 78 países, 74 categorias e um júri internacional de 50 especialistas em design.
2015
SATA INTERNACIONAL PASSA A VOAR SOB A MARCA AZORES AIRLINES
A companhia voa sob uma nova marca que tem em conta a necessidade comercial de reforçar o seu posicionamento face ao destino Açores. A palavra Azores passa a ser referência na comunicação da Azores Airlines.

2016
AZORES AIRLINES DISTINGUIDA COMO UMA DAS 20 EMPRESAS MAIS ATRATIVAS PARA TRABALHAR EM PORTUGAL
AZORES AIRLINES RECEBE UM AIRBUS A330-223, BATIZADO COM O NOME DE CIPRIÃO DE FIGUEIREDO
O novo A330, batizado a 23 de março com o nome de Ciprião de Figueiredo, uma importante figura histórica, autor da célebre frase: “Antes Morrer Livres do que em Paz Sujeitos”, adotada como divisa da Região Autónoma dos Açores, teve como madrinha a cantora, compositora e atriz luso-canadiana reconhecida internacionalmente e vencedora de um Grammy, Nelly Furtado. A aeronave, que reforçará a frota da Azores Airlines, permite assegurar a operação na América do Norte, com um nível de grande conforto reforçando, ao mesmo tempo, o posicionamento de modernidade e inovação da Companhia Aérea Açoriana.
2018
RENOVAÇÃO DE FROTA
A Azores Airlines recebe os novos Airbus A321 neo e batiza-os com o nome do primeiro piloto da SATA, Marciano Veiga, e com o nome Sete Cidades.
2019
O NOVO A321LR NEO INTEGRA A FROTA
A Azores Airlines recebe o novíssimo Airbus A321LR neo, com inovação tecnológica de última geração, mais autonomia e maior eficiência a nível energético.
