História

Banner Hitória SATA

 

A Sociedade Açoreana de Estudos Aéreos, Lda. foi constituída a 21 de agosto de 1941, em Ponta Delgada, tendo como sócios José Bensaúde, Augusto d’Athaide Corte Real Soares de Albergaria, Albano de Freitas da Silva Oliveira, Augusto Rebelo Arruda e a Bensaúde e Companhia Lda., representada por António de Medeiros e Almeida.

A sua missão era, tal como hoje, servir os açorianos, quebrar o seu isolamento e encurtar distâncias entre as ilhas e destas para o resto do Mundo. Era este o desígnio de cinco ilustres micaelenses que ousaram abraçar este arrojado projeto, numa altura em que a Europa se encontrava envolvida na Segunda Guerra Mundial.

Em 1947, a Sociedade de Estudos Aéreos alterou a sua designação comercial para Sociedade Açoreana de Transportes Aéreos Lda. (SATA), devido à conclusão dos estudos que deram lugar à constituição da mesma; ao facto de o governo português ter entretanto concessionado à SATA, ainda que a título provisório, as ligações aéreas entre as ilhas de São Miguel, Santa Maria e Terceira; às condições internacionais que, com o fim do conflito mundial, possibilitavam a realização de tal empreendimento; e à cedência, em 1946, da infraestrutura localizada em Santa Maria ao Governo Português para exploração civil. Os sócios designaram gerente-delegado da SATA o Dr. Augusto Rebelo Arruda, sedearam os escritórios da empresa na Rua dos Mercadores, 7-11 e adquiriram a sua primeira aeronave, um Beechcraft UC-45B Expeditor.

Os Açores passariam a dispor de uma companhia aérea própria, a mais antiga do país em continuidade de operação, colocada ao serviço da unidade e do desenvolvimento económico de todos os açorianos.

 

Breve síntese histórica

 

1941

NASCE A SATA
Nasce a SATA como “Sociedade Açoreana de Estudos Aéreos Lda.”, com sede em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel.


 

1947

A SATA ADOTA NOVA DESIGNAÇÃO
A SATA adota a designação comercial de “Sociedade Açoreana de Transportes Aéreos Lda.” e ganha asas com um Beechcraft UC-45B Expeditor (CS-TAA), batizado de “Açor”. Os Açores estão agora mais perto do resto do mundo.

Beechcraft CS-TAA

 

1958

A SATA AJUDA VÍTIMAS DO VULCÃO DOS CAPELINHOS
A SATA presta assistência no embarque das vítimas da tragédia do vulcão dos Capelinhos para os Estados Unidos, primeiro em Santa Maria e, mais tarde, na Base das Lajes. A SATA organizou, em parceria com a Pan American Airways, uma série de voos destinados a transportar sinistrados do vulcão dos Capelinhos para os Estados Unidos da América, com partida da Base Aérea das Lajes, utilizando aviões DC-6B daquela companhia norte-americana.


 

1959

SATA COMPRA ESTRUTURA DA TWA EM SANTA MARIA
A SATA adquire todo o equipamento da TWA existente no Aeroporto de Santa Maria e, cumprindo a sua ambição de crescimento e expansão, conclui um acordo de fusão de serviços com a Pan American, que resulta na integração de funcionários e equipamentos desta companhia nos serviços de assistência a aeronaves da SATA.


 

1963

SATA COMPRA O SEU PRIMEIRO DC-3
Chega à SATA o primeiro avião DC-3 proveniente da irlandesa Aer Lingus.


 

1968

PRIMEIRAS ASSISTENTES DE BORDO
O espírito açoriano do serviço SATA chega aos céus quando, em 1968, os voos da companhia passam a ter assistentes de bordo que impressionam os passageiros pela sua disponibilidade e simpatia.

SATA primeiras Assistentes de Bordo

 

1976

SATA PRESTA ASSISTÊNCIA AO CONCORDE
O avião mais avançado da história da aviação civil, o Concorde, faz escala no aeroporto de Santa Maria, com assistência da SATA.


 

1977

PASSAGEIRO 1 MILHÃO
Cada vez mais pessoas usam os voos da SATA para unir o que o mar separa. Em 1977, a SATA recebe o seu passageiro 1 milhão.


 

1987

SATA PASSA A CHAMAR-SE SATA AIR AÇORES
A SATA passa a chamar-se SATA Air Açores e, nesse mesmo ano, recebe a medalha de prata de Mérito Turístico.


 

1989

OS ATP CHEGAM AOS AÇORES
A SATA adquire os primeiros British Aerospace ATP.

Avro HS 748 CS-TAR

 

1990

MUDANÇA E EXPANSÃO
A SATA vive momentos históricos: conclui a era dos AVRO HS 748, que durou vinte anos; adere à International Air Transport Association – IATA e à European Regional Airlines Association – ERA; adquire os escritórios da Canadian Pacific Airlines em Lisboa; e recebe dois aviões ATP.


 

1994

SATA AIR AÇORES RECEBE MEDALHA DE HONRA
Como reconhecimento da qualidade dos seus voos e modo de operar, a SATA Air Açores recebe a cobiçada Medalha de Honra da International Civil Aviation Organization.


 

1995

SATA CONTINUA A CRESCER
A SATA dá mais um passo para a internacionalização ao fazer o seu primeiro voo charter fora de Portugal continental e ilhas. Opera com um Boeing 737-300.

Boeing 737 300 CS-TGP

 

1998

SATA GANHA COA
A SATA Internacional diversifica os seus destinos, operando com equipamento Boeing 737, e recebe o COA (Certificado de Operador Aéreo) que lhe permite explorar rotas para destinos fora dos Açores e, assim, ingressar no competitivo mundo da aviação civil internacional.


 

1999

SATA ASSEGURA NOVAS ROTAS
A SATA Internacional ganha a concessão das rotas entre Ponta Delgada e as cidades de Lisboa, Porto e Funchal com um Boeing 737 e, depois, com o novo A310.


 

2000

VOOS PARA A AMÉRICA DO NORTE
A SATA começa a voar regularmente para os Estados Unidos da América e Canadá, aproximando de forma inegável as comunidades açorianas da região ao mercado da saudade.


 

2005

NASCE A SATA GESTÃO DE AERÓDROMOS
Nasce a mais recente empresa do Grupo SATA, a SATA Gestão de Aeródromos, responsável pela gestão e manutenção de 4 dos 9 aeródromos açorianos e da aerogare da ilha das Flores.


 

2007

SATA NO ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA
Adquire mais um British Aerospace ATP e novo equipamento Airbus A310.


 

2009

RENOVAÇÃO DE FROTA
Chegam as primeiras duas unidades Bombardier Q200 à frota da SATA Air Açores. O Dornier DO228 deixa de voar e a SATA Internacional recebe mais uma unidade Airbus A320. As frotas da SATA compõem-se de Bombardier Q200, British Aerospace ATP, Airbus A320 e Airbus A310.


 

2010

SATA AIR AÇORES RECEBE O PRIMEIRO Q400 NEXTGEN
A companhia aérea SATA Air Açores recebe, em Toronto, o novo Q400 NextGen, numa cerimónia realizada nas instalações da Bombardier.

A transportadora prossegue com o programa de renovação integral da respetiva frota aérea. Durante o mês de março, do mesmo ano, a SATA Air Açores recebe mais três novas aeronaves Bombardier Q400 NextGen.

De Havilland Q400 CS-TRF

ÚLTIMA FASE DE RENOVAÇÃO DA FROTA
A 5 de novembro, o processo de renovação da frota da SATA Air Açores chegou ao final, com o phase-out da última aeronave BAe ATP, “Flores”, com a matrícula CS-TGN.


 

2011

SATA AIR AÇORES 3ª MELHOR COMPANHIA AÉREA REGIONAL DA EUROPA EM 2011/2012
A SATA Air Açores recebe o prémio ERA Bronze Airline of the Year. Este prémio, recebido pela primeira vez na história da companhia, reconhece o trabalho desenvolvido por todos os seus colaboradores no âmbito do processo de renovação da frota Bristish Aerospace ATP e evidencia os benefícios que os mais de 400.000 passageiros transportados anualmente pela SATA Air Açores experimentam e sentem ao viajar nos Bombardier Q200 e Q400 NextGen.

GRUPO SATA PIONEIRO A NÍVEL NACIONAL NO LANÇAMENTO DE MOBILE CHECK-IN E MOBILE BOARDING PASS
Grupo SATA apresenta mais uma inovação no processo de check-in para os voos da SATA Internacional e SATA Air Açores.


 

2012

SATA RECEBE, PELA TERCEIRA VEZ, PRÉMIO INTERNACIONAL “AGILITY AWARD”

SATA INAUGURA, EM SANTA MARIA, CENTRO DE FORMAÇÃO AERONÁUTICA DOS AÇORES

Instalações Centro de Formação Aeronáutica dos Açores

SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADO DA SEGURANÇA E SAÚDE E GESTÃO AMBIENTAL RECEBEM CERTIFICAÇÃO DA APCER
A SATA é a primeira companhia aérea portuguesa a obter esta qualificação.


 

2013

SATA DISTINGUIDA COM CERTIFICAÇÃO PELA APCER
O Sistema de Gestão da Qualidade da SATA Gestão de Aeródromos recebeu a certificação ISO (International Organization for Standardization). Para a SATA, a obtenção deste certificado representa um instrumento que visa a continuação de um serviço para todos os clientes, estruturado na eficiência, qualidade e excelência.


 

2014

A MARCA SATA DISTINGUIDA COM PRÉMIO INTERNACIONAL DE DESIGN
O prémio Platinum A’ Design distingue projetos que atingiram o nível exemplar de excelência em design. A SATA vê assim distinguida a sua imagem assente no elemento gráfico BIA, um pássaro-sítio, símbolo do céu atlântico e que representa a união das 9 ilhas dos Açores.
Nesta competição estiveram envolvidos 78 países, 74 categorias e um júri internacional de 50 especialistas em design.


 

2015

SATA INTERNACIONAL PASSA A VOAR SOB A MARCA AZORES AIRLINES
A companhia voa sob uma nova marca que tem em conta a necessidade comercial de reforçar o seu posicionamento face ao destino Açores. A palavra Azores passa a ser referência na comunicação da Azores Airlines.

A321 neo motor

 

2016

AZORES AIRLINES DISTINGUIDA COMO UMA DAS 20 EMPRESAS MAIS ATRATIVAS PARA TRABALHAR EM PORTUGAL

AZORES AIRLINES RECEBE UM AIRBUS A330-223, BATIZADO COM O NOME DE CIPRIÃO DE FIGUEIREDO
O novo A330, batizado a 23 de março com o nome de Ciprião de Figueiredo, uma importante figura histórica, autor da célebre frase: “Antes Morrer Livres do que em Paz Sujeitos”, adotada como divisa da Região Autónoma dos Açores, teve como madrinha a cantora, compositora e atriz luso-canadiana reconhecida internacionalmente e vencedora de um Grammy, Nelly Furtado. A aeronave, que reforçará a frota da Azores Airlines, permite assegurar a operação na América do Norte, com um nível de grande conforto reforçando, ao mesmo tempo, o posicionamento de modernidade e inovação da Companhia Aérea Açoriana.


 

2018

RENOVAÇÃO DE FROTA
A Azores Airlines recebe os novos Airbus A321 neo e batiza-os com o nome do primeiro piloto da SATA, Marciano Veiga, e com o nome Sete Cidades.


 

2019

O NOVO A321LR NEO INTEGRA A FROTA
A Azores Airlines recebe o novíssimo Airbus A321LR neo, com inovação tecnológica de última geração, mais autonomia e maior eficiência a nível energético.

Magical A321neo LR

 

Loading...