Visite a ilha do Corvo

Caldeirão do Corvo

 

A mais pequena ilha dos Açores é uma pérola intocada, plantada no extremo mais ocidental do arquipélago, e encontra-se classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

Mas a sua impressionante beleza natural não consegue superar a genuinidade e a hospitalidade dos seus quase quatrocentos habitantes, que fazem com que os visitantes se sintam sempre acolhidos.

Poucos destes visitantes conseguirão adivinhar que, largos anos antes, estes locais eram atormentados pelos piratas atlânticos, pelas consequências das condições meteorológicas nem sempre favoráveis e pelo isolamento. A sua força e resiliência encontra-se, por isso, perpetuada nas lendas que os corvinos fazem questão de manter vivas na memória.

Nos dias de hoje, poderá comodamente chegar lá a bordo da SATA Air Açores. E pode pensar que a ilha do Corvo é facilmente visitada em algumas horas, dada a sua dimensão! Mas, na verdade, valerá a pena pernoitar neste local repleto de agradáveis surpresas.

 

Comece por visitar o Caldeirão do Corvo

O vulcão extinto no lado norte da ilha deu lugar ao Caldeirão do Corvo, a maior atração da ilha. Ficará certamente surpreendido pela sua enorme dimensão, que ocupa mais de metade da ilha, mas sobretudo pela sua beleza. Poderá escolher contemplá-lo a partir do Miradouro do Monte Gordo ou percorrer o trilho, descendo do miradouro ao interior do caldeirão para explorar cerca de 5 km de natureza em estado puro.

 

Visite Vila do Corvo 

Será uma verdadeira viagem no tempo deambular nas ruas estreitas da vila, passando pela Igreja de Nossa Senhora dos Milagres e seguindo até às piscinas naturais e à praia.

 

Desfrute das zonas balneares

A única praia com areia da ilha situa-se no sul. As suas águas límpidas e transparentes irão maravilhá-lo. Na extremidade sudeste, situa-se o Porto da Casa que, também no verão, se torna uma zona balnear bastante agradável.

 

Contemple a beleza da costa no Miradouro do Portão 

Este miradouro fica localizado no ponto mais alto da ilha do Corvo, pelo que poderá contemplar uma vista deslumbrante sobre a ilha, o mar e, em dias de céu limpo, a ilha das Flores.

 

Visite o Centro de Interpretação de Aves Selvagens 

The Azores are the best European spot for observing American migratory birds, with special emphasis on Corvo Island.  
É inquestionável a importância dos Açores como local de excelência para a observação de espécies de aves migratórias ou nidificantes, assumindo-se ainda como o melhor spot europeu para observação de aves migratórias americanas, com especial destaque para a ilha do Corvo.

O Centro de Interpretação de Aves Selvagens do Corvo é a primeira paragem obrigatória para os amantes de aves e para todos os que desejam conhecer o Parque Natural e a Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo. Durante a visita ao seu espaço expositivo, é possível explorar a temática das aves selvagens e da prática de observação de aves, uma atividade turística que coloca a ilha do Corvo como um local de elevada importância no contexto do Birdwatching internacional.

 

Admire os moinhos de vento 

Os três moinhos de vento, outrora utilizados para moer a farinha que era utilizada para fazer o pão que alimentava os locais, estão localizados no Caminho dos Moinhos, em Vila do Corvo. Estes moinhos, de influência mediterrânica, são mais parecidos aos que podem ser encontrados em Portugal continental, e apresentam um tronco cónico, com um mecanismo que faz rodar a cúpula de madeira, para que a vela acompanhe a direção do vento.

Na sua viagem aos Açores, aproveite para conhecer mais do que uma ilha. Todas têm caraterísticas únicas e oferecem experiências totalmente diferentes. Existem ilhas com uma natureza mais exuberante, outras com um património histórico valiosíssimo, outras com praias incríveis e outras capazes de nos fazer acreditar que chegámos ao paraíso. A ilha do Corvo é, de facto, imperdível.

 

Saiba mais sobre os Açores em www.visitazores.com.

Loading...