Sanguinho - o refúgio perfeito

Sanguinho

 

O trilho do Sanguinho, entre o Faial da Terra e o Salto do Prego, na ilha de São Miguel, é um passeio magnífico por entre vegetação luxuriante e exótica, durante o qual se pode sentir uma ligação plena com a Natureza.

O Sanguinho era o lugar para onde fugiam os habitantes do Faial da Terra, em tempos longínquos, quando a ribeira transbordava. Para lá chegar, atravessa-se o povoado até onde termina a estrada. A partir daí, anda-se cerca de 300 m, sempre junto à ribeira até uma bifurcação, onde estão assinaladas as opções do percurso. Pela esquerda, o Sanguinho dista um quilómetro, podendo o passeio estender-se por mais dois quilómetros até ao Salto do Prego.

O acesso é feito por um caminho empedrado, numa subida de 180 metros, de dificuldade média. Ao longo do trajeto obtêm-se excelentes panorâmicas sobre a freguesia do Faial da Terra, das encostas circundantes e do mar. Serpenteando pela colina acima, as perspetivas são deslumbrantes.

Pelo caminho, encontra-se uma aldeia típica açoriana, parcialmente recuperada e hoje desabitada.

O Sanguinho deve o seu nome à planta endémica dos Açores com o mesmo nome, mas aqui também se encontram outras espécies nativas como a urze, a hera, o azevinho, o vinhático, o pau branco, a uva da serra e a vidália.

Continuando pelo trilho, ora a subir, ora a descer, atravessa-se uma densa mata de incenso e acácia e chega-se a uma pitoresca ponte de madeira. O som da água corrente vai aumentando de intensidade, até que se vislumbra, por entre a vegetação, uma deslumbrante cascata. É o Salto do Prego. Aqui, depois esforço, muitos não dispensam um banho refrescante. O regresso à freguesia faz-se sempre junto à ribeira.

Este trilho, com 4,5 quilómetros de extensão e que demora cerca de 2 horas a percorrer, tem uma dificuldade média, mas não se arrependerá de o conhecer.

 

Viaje connosco até aos Açores e descubra todos os seus encantos!
Saiba mais sobre os Açores em www.visitazores.com.

Loading...