Os ex-líbris da gastronomia açoriana

Vinho Ilha do Pico

Nos Açores, a autenticidade que se sente em cada lugar que se visita estende-se à gastronomia. Aqui, tudo é autêntico no sabor, na frescura, na riqueza das cores e na memória inesquecível que fica no palato de qualquer apreciador de uma boa refeição. Deixamos-lhe algumas sugestões sobre 3 iguarias obrigatórias, na sua viagem aos Açores.

 

O queijo dos Açores

Queijo Açoriano


Diz-se que se produz queijo nos Açores há mais de 500 anos, desde a chegada dos primeiros colonizadores flamengos. E, a bem da verdade, a maioria dos restaurantes açorianos oferece como entrada, para grande gaudio de quem se senta à mesa, uma tábua de queijos, acompanhada dos enchidos e do bom vinho regionais.

O queijo mais conhecido nos Açores é o Queijo de São Jorge, com Denominação de Origem Protegida (DOP). O seu sabor picante, intenso e, sem dúvida, delicioso é verdadeiramente marcante! Fabricado na ilha de São Jorge por mãos habilidosas, tem um tempo de cura mínimo de 3 meses e comporta segredos de produção que o tornam único.

Também já muito reconhecido, o Queijo do Pico DOP, fabricado desde os finais do século XVIII e passado de geração em geração até aos dias de hoje, tem um sabor salgado e intenso que lhe tem conferido muitos apreciadores.

Não poderá, no entanto, deixar de provar a enorme variedade de queijos produzidos noutras ilhas dos Açores, pois garantimos que esta viagem gastronómica pelos queijos açorianos não termina nos mais afamados.

 

O vinho dos Açores

Nos Açores também se produz vinho tinto, branco, verde, verdelho, rosé e espumante, assim como vinhos licorosos que poderão ser agradavelmente saboreados como aperitivo.

Vir aos Açores e saborear o vinho produzido a partir das vinhas da paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Património da Humanidade, é quase obrigatório. O vinho do Pico, especialmente o branco, é reconhecido internacionalmente pela sua imensa qualidade.

Os vinhos produzidos na ilha Terceira, na ilha Graciosa e, até mesmo, na ilha de São Miguel, são também uma excelente escolha.

 

O peixe fresco

É mais do que natural que nestas ilhas plantadas no meio do Atlântico haja peixe fresco em abundância, que é transportado muitas vezes do porto diretamente para a mesa. O cheiro a maresia que advém da sua frescura é inconfundível e, sobretudo, inesquecível.

Grelhado com molho de manteiga e limão, frito (como se cozinham os emblemáticos chicharros com molho de vilão) ou como estrela principal de uma caldeirada, o peixe é uma das grandes bases da gastronomia dos Açores e não poderia ser mais delicioso.

O mar dos Açores ainda proporciona uma maravilhosa entrada: lapas grelhadas com manteiga, alho, pimenta da terra e limão. Esta entrada já se tornou uma imagem de marca dos Açores, a par das cracas, do cavaco e das ameijoas.

Despertámos o seu apetite? Reserve já a sua viagem!

Saiba tudo sobre os Açores em www.visitazores.com.

Loading...