Os doces dos Açores

Os doces dos Açores - Queijadas da Vila

 

Durante a sua viagem aos Açores, não se coiba de concluir as suas refeições com uma sobremesa regional e de adoçar o pequeno-almoço ou lanche com uma das iguarias que sugerimos. Não se vai arrepender.

 

Queijadas

Delicie-se com as queijadas típicas dos Açores. Do tamanho certo para quem pretende adocicar o palato e evitar sobremesas fartas, as queijadas são dos doces mais apreciados por quem visita os Açores e existe variedade suficiente para provar uma diferente a cada dia da sua viagem.

Comece com as famosas Queijadas da Graciosa, em forma de estrela, de massa fina e dourada recheada de leite, açúcar, ovos, manteiga e canela. São produzidas localmente e utilizam apenas ingredientes açorianos na sua confeção.

De seguida, prove as divinais Queijadas da Vila, provavelmente o doce mais conhecido da ilha de São Miguel, produzido em Vila Franca do Campo. Depois de as provar, não se consegue esquecê-las.

Não deixe de saborear as Queijadas D. Amélia, uma doce recriação da visita régia de D. Carlos e D. Amélia à ilha Terceira, em 1901. Ficaram marcadas como oferenda aos reis e, ainda hoje, são o doce tradicional mais comercializado por esta ilha açoriana. A receita inclui ovos, mel, farinha de milho e especiarias que lhe conferem o seu sabor tão único, como canela, gengibre e outras, antigamente trazidas do Oriente por via marítima.

 

Fofas da Povoação

Residentes e visitantes não passam pela Vila da Povoação sem comer uma Fofa da Povoação, um bolo com a forma de um éclair, confecionado com erva-doce, com um recheio muito cremoso e abrilhantado com uma tira de chocolate por cima.

 

Malassadas

As malassadas são um doce típico da época de Carnaval. Estes maravilhosos círculos de massa frita são posteriormente polvilhados com açúcar granulado.

 

Arroz doce

Esta sobremesa secular, comum em quase todas as regiões de Portugal, tem tido grande destaque nos Açores ao longo dos anos, sobretudo, nas celebrações em honra do Divino Espírito Santo, onde é servida após as famosas Sopas do Espírito Santo, o cozido e a Alcatra.

 

Ficou com vontade de provar estas iguarias? Viaje connosco e tenha uma doce experiência com os sabores dos Açores!

Para saber tudo sobre os Açores, visite o site oficial do Turismo dos Açores em www.visitazores.com.

Loading...