O que fazer na ilha Terceira

Ilha Terceira

Explorar as entranhas da terra, conhecer a casa de um dos mais importantes escritores portugueses do Século XX, ver uma exposição carregada de simbolismos, imaginar as lutas contra piratas ou corsários ou simplesmente passear e relaxar pelos encantos naturais. A Ilha Terceira só se esgota quando o viajante deixar de o ser…

 

Museu de Angra do Heroísmo – MAH

Museu de Angra do Heroísmo – MAH

Localizado no antigo Convento de São Francisco, no Centro Histórico de Angra do Heroísmo – Cidade Património Mundial -, o museu existe neste local desde 1969. O edifício original data do Século XVII, com claustro e igreja de grande porte arquitetónico, mas foi reconstruído após o sismo de 1 de janeiro de 1980. As obras permitiram a adaptação à função museológica atual. Aqui podemos encontrar muita da informação sobre a História regional, assim como coleções de etnografia, pintura, escultura, mobiliário, traje, transporte, cerâmica, instrumentos musicais, brinquedos, fotografias, medalhística e numismática.

museu-angra.azores.gov.pt

 

Carmina Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes

Carmina Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes

Este espaço faz também parte da extensão do Museu de Angra do Heroísmo. Inaugurado recentemente – a 9 de outubro – na sequência da sua doação por Dimas Simas Lopes, anterior proprietário, que, além de artista conceituado na área da pintura e da cultura, se distinguiu pela sua ação ímpar na difusão da Arte Contemporânea. É aqui que temos, até março de 2021, a exposição “Simbologias – Pinturas de Dimas Simas Lopes”, que apresenta dois conjuntos de obras: “Breviário Açoriano” e “Sinais da Matéria”, onde temos “telas de grande dimensão espiritual, em que a universalidade de símbolos ancestrais é impregnada por uma vivência regional, criando uma iconografia açoriana fortemente marcada pela presença do Divino”.
www.carminagaleria.com

 

Fortaleza S. João Baptista

Fortaleza S. João Baptista

Fortaleza S. João Baptista

Fortaleza S. João Baptista

Esta fortaleza encontra-se dentro da Zona Classificada como Património da Humanidade, no Monte Brasil, e é uma construção que remonta a 1593, erguida durante o domínio espanhol, tendo então sido denominada Fortaleza de São Filipe. Após a Restauração da Independência Portuguesa, em 1640, as tropas de Espanha ainda permaneceram no local durante onze meses, até a entrega e reconhecimento do domínio português, altura em que passou a ter o nome atual. Estamos a falar de um espaço que o visitante poderá ver e que se estende por perto de 4 quilómetros de muralhas defensivas, envolvendo o próprio Monte Brasil. No seu interior temos ainda a Igreja de São João Baptista, a Capela de Santa Catarina e o Palácio dos Governadores. É ainda reconhecida como sendo a maior fortaleza construída pela Espanha em todo o mundo. Servia para proteção costeira contra os ataques e pilhagens por parte de piratas e corsários. Durante o período da Ditadura em Portugal, serviu como prisão política.

 

Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil

Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil

O Monte Brasil é um antigo vulcão extinto com origem no mar e, por motivos de defesa estratégica, foram aqui erguidas fortificações – como o já mencionado Forte de S. João Batista -, mas também, durante a Segunda Guerra Mundial, foram instaladas baterias antiaéreas. Entretanto, o local evoluiu para uma reserva florestal – Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil -, onde podemos encontrar uma vasta riqueza botânica, com equipamentos de lazer, que fazem deste espaço um ponto de visita obrigatório por ser o parque urbano de excelência de Angra do Heroísmo. Do seu alto, temos uma vista panorâmica da costa sul da ilha e, em dias limpos, podemos ver a ilha de São Jorge e, por trás, a montanha do Pico. Para o Norte avistam-se a cidade de Angra do Heroísmo e as serras da Ribeirinha, do Morião e de Santa Bárbara.

 

Casa Vitorino Nemésio

Casa Vitorino Nemésio

House Museum Vitorino Nemésio

A Casa Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, homenageia um dos maiores escritores portugueses do Século XX. Aqui podemos visionar vídeos sobre uma personalidade que nasceu nestas paragens em dezembro de 1901 e que ficou na memória de muitos portugueses pelo seu programa televisivo “Se bem me lembro”. Dele é também essa obra literária intitulada “Mau Tempo no Canal”, romance de 1944, cuja ação tem lugar nas ilhas do Faial, Terceira, Pico e São Jorge, entre 1917 e 1919, retratando a sociedade açoriana da época. Na casa temos alguns pertences nemesianos, bem como uma série de painéis ilustrativos de época. Aqui também se pode observar utensílios domésticos, que permitem compreender como seria o quotidiano da casa. Existe ainda um espaço destinado a estabelecer uma ligação ao Centro de Estudos Nemesianos da Universidade dos Açores, de forma a possibilitar um estudo mais aprofundado da obra deste escritor. É ainda possível visitar a oficina de marcenaria, local onde se recorda a profissão do avô de Nemésio.

Casa Vitorino Nemésio
Rua de São Paulo nº 7, Santa Cruz,
9760 Praia da Vitória

 

Monumento Natural do Algar do Carvão

Monumento Natural do Algar do Carvão

Aqui temos um dos poucos vulcões visitáveis em todo o mundo. Podemos encontrar o Algar do Carvão no meio da ilha Terceira, a cerca de 12 quilómetros a norte de Angra do Heroísmo, a uma altitude perto dos 640 metros. Trata-se da cavidade vulcânica mais conhecida nos Açores, onde o visitante tem boas condições para poder entrar nas entranhas da terra, como um personagem de Júlio Verne. Não há notícias de um mundo desconhecido no seu interior, mas sabe-se que é uma experiência única na vida.

Se é residente nos Açores, aproveite a “Tarifa Açores” para visitar a ilha Terceira. Saiba mais no nosso site.

Para ler todos os conteúdos da edição número 8 da nossa revista de bordo Azorean Spirit clique aqui.

Visite o site oficial do Turismo dos Açores em www.visitazores.com.

Loading...