Como ser um turista amigo do ambiente durante sua viagem aos Açores

turista amigo do ambiente

 

Nunca a palavra “Sustentabilidade” foi tão importante para o Turismo. Nos Açores existe a preocupação de manter vivo um sistema ecológico que garanta ao mesmo tempo a qualidade de vida social e económica dos locais e visitantes. Afinal, somos todos habitantes do mesmo Planeta.

A pandemia provocada pela Covid-19 demonstrou que não há fronteiras no mundo quando a natureza ameaça a vida humana. Por isso é que nos Açores sabe-se bem que fazemos parte de uma natureza em constante mutação para se regenerar dos males que a afetam. O turismo é a expressão máxima de passar fronteiras e, para que o turismo não seja um mal para a natureza, isso obriga-nos a ser cada vez mais sustentáveis. Frise-se que os Açores estão certificados, desde 2019, pela Earthcheck – entidade acreditada para certificar destinos turísticos-, como Destino Turístico Sustentável, Assim, deixamos aqui 5 dicas para que ajude os Açores a continuar a ser um destino sustentável. De certeza que vai conseguir cumprir com muitas delas.

 

1 – Diga não ao plástico

As embalagens de plástico, está visto, contribuem para a poluição da Terra e, sobretudo, dos Oceanos. Os Açores possuem uma cultura baseada na Terra e no Mar. Somos como uma jangada de pedra parada no Oceano Atlântico, pelo que o Mar é como que uma extensão natural do nosso território terrestre. Os animais terrestres e, sobretudo, os marinhos, estão cada vez mais expostos aos desperdícios de plástico. Tudo o que puder evitar o consumo de plásticos e o lixo que isso produz deve ser estimulado.

 

2 – Use garrafas recicláveis

No seguimento da dica anterior, salientamos que, quando passear pelos Açores, pelas nossas ruas, paisagens, lagoas e mar, use, de preferência, garrafas reutilizáveis. Evita-se assim que milhares de garrafas de plástico fiquem por aqui, perdidas na ilha, durante várias centenas de anos após a sua partida.

 

3 – Faça passeios a pé ou em veículos ecológicos

Vai ver que, nos Açores, o melhor que tem a fazer é andar a pé. Pelos nossos trilhos, parques, cidades, campos. Um verdadeiro momento de contacto com uma natureza única e encantadora. O ar que respirar será trazido pelo vento do Atlântico, limpo e regenerador. Por isso, quando caminhar a pé não for a solução mais prática para o momento, use veículos ecológicos ou transportes públicos locais. Tudo o que puder fazer para evitar a produção de gases poluentes é certamente bem-vindo.

 

4 – Não deixe lixo perdido

Esta nem seria preciso ser mencionada, pois basta agir como faria em sua casa: não deixe o lixo perdido em locais públicos. Se for necessário, leve consigo um saco extra para o lixo que poderá produzir e depois deposite-o em local apropriado para o efeito. Todos agradecemos.

 

5 – Prefira o produto local

Nada como sustentar a economia e a vida social aproveitando a estadia para conhecer a gastronomia local. São sabores e produtos que dificilmente poderá vir a encontrar noutras paragens do globo. Também o nosso artesanato é uma garantia de autenticidade e poderá dar excelentes lembranças de viagem e ainda ofertas a amigos que ficaram longe. Ao agir desta forma, todos ficam a ganhar. E, quando assim acontece, sabemos que há uma harmonia entre quem aqui vive daquilo que a natureza há muito nos oferece e entre aqueles que, por breves momentos da sua vida, fazem parte da vida nesta pequena jangada de pedra, no meio do Oceano Atlântico, entre dois grandes continentes.

 

Pronto para conhecer os Açores? Reserve já a sua viagem connosco!
Visite o site oficial do Turismo dos Açores em www.visitazores.com.

Loading...