10 iguarias a não perder na sua viagem aos Açores

10 delicacies not to be missed in the Azores

 

Os Açores, para além de serem um arquipélago com uma beleza ímpar, nomeado pela National Geographic como um dos melhores e mais sustentáveis destinos do mundo, oferece uma gastronomia repleta de sabores que farão as delícias dos amantes da cozinha autêntica.

Aqui seguem 10 iguarias que não pode deixar de saborear aquando da sua visita aos Açores.

 

Bife à regional

Carne

Os amantes de carne têm à disposição pratos típicos como a Alcatra da Terceira, a Molha de Carne ou o simples e imperdível Bife à Regional. Ainda os torresmos de molho de fígado e os enchidos são iguarias a não perder.

 

Bolos Lêvedos

Bolos Lêvedos

O bolo lêvedo, originário das Furnas, pode comer-se simples, com manteiga, com compotas ou até recheado com hambúrgueres e bifes.

 

Queijadas da Vila

Queijadas

Delicie-se com as queijadas típicas dos Açores. As Queijadas da Graciosa, em forma de estrela, de massa fina e dourada recheada de leite, açúcar, ovos, manteiga e canela, são produzidas localmente e utilizam apenas ingredientes açorianos na sua confeção.

Não perca também as divinais Queijadas da Vila, provavelmente o doce mais conhecido da ilha de São Miguel, produzido em Vila Franca do Campo.

Por último, não deixe de provar as Queijadas D. Amélia, uma doce recriação da visita régia de D. Carlos e D. Amélia à ilha Terceira, em 1901. Ficaram marcadas como oferenda aos reis e, ainda hoje, são o doce tradicional mais comercializado por esta ilha açoriana.

 

Fofas da Povoação

Fofas da Povoação

Residentes e visitantes não passam pela Vila da Povoação sem comer uma Fofa da Povoação, um bolo com a forma de um éclair, confecionado com erva-doce, com um recheio muito cremoso e abrilhantado com uma tira de chocolate por cima.

 

Queijo de São Jorge

Queijo de São Jorge

Picante, intenso e, sem dúvida, delicioso! O queijo de São Jorge é fabricado por mãos habilidosas, tem um tempo de cura mínimo de 3 meses e comporta segredos de produção que o tornam único. Acompanhe-o com um bom copo de vinho da ilha do Pico ou decore-o com compota e uvas para a sua sobremesa.

 

Ananás dos Açores

Ananás

O ananás dos Açores é diferente de qualquer outro no mundo. Os solos vulcânicos e o cultivo em estufas conferem-lhe um sabor ácido e doce.

 

Chá da Gorreana

Chá

Visite as fábricas de chá do Porto Formoso e da Gorreana, localizadas na costa norte da ilha de São Miguel, passeie nas suas afamadas plantações e delicie-se com um aromático chá.

 

Lapas Grelhadas

Lapas grelhadas

Para além do peixe, muitas vezes servido nos restaurantes acabado de pescar, encontrará muito marisco fresco como lagostas, cavacos, santolas, caranguejos, cracas e as famosas lapas servidas na grelha com manteiga, alho e sumo de limão.

 

Cozido das Furnas

Cozido das Furnas

Famoso entre locais e turistas, o Cozido das Furnas é confecionado de uma forma muito especial: carnes e legumes cozem numa grande panela enterrada no solo da zona das fumarolas e, algumas horas mais tarde, estão perfeitamente cozinhados e com um sabor muito peculiar.

 

Sopas do Espírito Santo

Sopas do Espírito Santo

Todas as ilhas dos Açores comemoram, a partir do mês de maio, o Divino Espírito Santo, onde são servidas, no último dia das festas, as tradicionais e inigualáveis Sopas do Espírito Santo. A receita varia de ilha para ilha, mas na sua base está sempre um caldo da cozedura das carnes e pão, apresentando-se como uma açorda refrescada com hortelã e carne desfiada.

 

Deixamos o desafio de provar cada uma delas e de descobrir muitas outras!

Viaje connosco e deixe-se encantar por estas ilhas mágicas.

Visite o site oficial do Turismo dos Açores em www.visitazores.com

Loading...