Grupo SATA com mais de 30 inicitivas de sustentabilidade promovidas em 2023

 

  • Projetos em curso em defesa do ambiente.
  • Iniciativas no âmbito da responsabilidade social.  
  • Projetos estruturantes com vista à reorganização do modelo de governo. 

 

O Grupo SATA junta-se ao Dia Nacional da Sustentabilidade, que se comemora este ano, pela primeira vez, a 25 de setembro, destacando mais de trinta projetos implementados entre 2022 e 2023, que visam a melhoria anual dos indicadores de ESG (Environmental, Social and Governance) das três empresas que compõem o grupo. 

Por entre os vários projetos, destaca-se o pioneirismo das companhias aéreas SATA na obtenção da Certificação IEnvA da IATA, as primeiras companhias aéreas em Portugal a obterem certificação no programa de sustentabilidade ambiental da IATA.  Para além deste reconhecimento, mais duas certificações foram alcançadas em 2023; a obtenção da certificação IWT (Ilegal Wildlife Trade Certificate), que assenta na criação de ferramentas para ajudar no combate ao comércio ilegal de animais selvagens e, mais recentemente, a obtenção da certificação da Qualidade do Programa SATA ICOP, de compensação voluntária de Emissões Carbónicas, para o qual mais de oito mil passageiros contribuíram. 

No quadrante social, só em 2023 foram desenvolvidos 12 projetos internos que também beneficiaram a comunidade onde as empresas estão inseridas. Campanhas de angariação de bens alimentares, roupas e brinquedos; campanhas de limpeza da costa, em parceria com entidades locais, para além do apoio, através de facilidades de transporte de pessoas e carga, a um conjunto muito significativo de ações de âmbito cultural, desportivo e/ou pedagógico que se desenvolvem no Arquipélago dos Açores. Com o intuito de promover o equilíbrio físico e mental dos trabalhadores, foi igualmente promovido o programa corporativo ambicioso, denominado SATA Saudável, que procura promover a prevenção e a intervenção na importante área da saúde mental.

Com vista à sucessiva superação de metas de desenvolvimento sustentável, foram ainda concretizados oito projetos estruturantes com influência futura na melhoria dos indicadores de gestão ESG. A saber, a integração no programa IATA 25by25, em prol da igualdade de género e de oportunidades para todos os colaboradores e, por entre outros projetos internos estruturantes, foi concretizado um trabalho de base, de revisão das políticas corporativas das empresas. 

No período em análise, o Grupo SATA aprovou diversas políticas para uma responsabilização ética de governo da sociedade como o são matérias relacionas com a Sustentabilidade; os Direitos Humanos; a Proteção de Dados e Privacidade ou o estabelecimento de procedimentos Anticorrupção, de Gestão de Riscos; de Segurança da Informação; de Saúde e Ambiente; de Diversidade e Inclusão Igualdade, Não Discriminação e Combate ao Assédio; de Consumo de Álcool e Substâncias Psicoativas e Psicotrópicas; Políticas de Segurança Operacional (Safety); e Políticas de Cultura de Segurança (Security) para além da definição de Códigos de Ética e Conduta internos e para com os Fornecedores. 

São novos procedimentos que representam maior aproximação dos princípios de gestão do Grupo SATA aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, pressupostos transversais às empresas que se assumem como corresponsáveis pelo desenvolvimento harmonioso das regiões onde desenvolvem as suas atividades. 

 

                                                                                                 ### 

NOTAS PARA EDIÇÃO 

Projetos mais relevantes implementados ou em curso no ano de 2023, e que contribuem para objetivos de Gestão ESG. 

  • Obtenção da Certificação IEnvA. Programa coordenado pela IATA que garante a implementação de práticas ambientais robustas e especificas para o setor da aviação. 
  • Obtenção da Certificação IWT (Ilegal Wildlife Trade) que visa combater o comércio ilegal de animais selvagens. 
  • Parceria com as organizações ambientalistas como a United for Wildlife em defesa do bem-estar animal e preservação da vida animal selvagem.
  • Lançamento e certificação do Programa ICOP (Programa de Compensação Voluntária de Carbono) que oferece aos passageiros a possibilidade de compensarem a emissão carbónica das suas viagens através de donativos entregues a projetos de desenvolvimento sustentável acreditados pela ONU. 
  • Pioneiros na integração na Aliança Zero Emissões na Aviação, um programa com a chancela da Comissão Europeia, do qual fazem parte companhias aéreas e outros agentes ligados ao sector do transporte aéreo na Europa, empenhados alcançar a descarbonização da aviação nos próximos anos.
  • Parceiros no Projeto CHYLA, financiado pela União Europeia, inserido no programa CleanSky, que tem como objeto estudar e desenvolver tecnologia e design hibrido-elétrico para cada categoria de aeronaves.
  • Realização do primeiro voo com combustível sustentável para a aviação (SAF), que representou uma redução de 35% das emissões totais de CO2, daquele voo.
  • Fundadores do Cluster Grace Açores, que visam congregar os esforços do tecido empresarial regional na promoção de uma cultura empresarial particularmente atenta às questões ambientais e sociais.
  • Signatários da Cartilha da Sustentabilidade, uma iniciativa do Governo dos Açores, que visa a fixação de objetivos de desenvolvimento sustentável para empresas subscritoras e seu contributo para a Agenda 2023 da ONU.
  • Integração no Programa IATA 25by25, na defesa da igualdade de género, essencialmente focado na igualdade de oportunidades para todos os colaboradores.
  • Implementação do projeto SATA Saudável com o objetivo de promover a saúde e bem-estar dos funcionários e, ao mesmo tempo, refletir o empenho do grupo a favor da comunidade, designadamente, através da criação de campanhas de solidariedade social.
  • Arranque do processo de certificação do Sistema de Gestão Social. 
  • Revisão das Políticas Corporativas das empresas do Grupo SATA, com vista à sua atualização e concordância com os objetivos de desenvolvimento ESG. 

 

Loading...