São Miguel

São Miguel, Açores

 

 

Natureza


Lagoa das Sete Cidades – Local de lendas e mitos, a Lagoa das Sete Cidades, assume uma certa misticidade devido à sua paisagem idílica frequentemente acompanhada de nevoeiro. Assume-se como a mais emblemática lagoa micaelense.

Lagoa do Fogo – Excelente local para um trilho pedestre. Com vegetação existente somente em seu complexo vulcânico, esta lagoa, apresenta um lado mais selvagem do que as restantes, fazendo com que a descida até sua base seja paragem obrigatória.

Lagoa das Furnas – Situada no Vale das Furnas, a lagoa posiciona-se em um local de fácil acesso, o que faz com que qualquer visitante a possa visitar. Lagoa de grande extensão com uma luxuriante e extravagante vegetação a envolver-lhe. É na sua margem que se coze o famoso cozido das Furnas.

Parque Terra Nostra – Um magnífico jardim botânico que contém uma grande variedade de espécies endémicas e não só. Com uma das mais impressionantes coleções de camélias do mundo, o Parque Terra Nostra, é sem sombra de dúvida um local único, assumindo-se como essencial a sua visita aos amantes da natureza.

Caldeira Velha – Situada na Ribeira Grande, a caminho da Lagoa do Fogo, a Caldeira Velha é uma excelente opção para quem quer tomar um descontraído e relaxante banho nas típicas águas termais dos Açores.

 

Património


Portas da Cidade – Construídas no século XVIII, são consideradas o ex-líbris da cidade de Ponta Delgada. Este monumento é constituído por um conjunto de três arcos de volta perfeita, construídos em pedra regional, apresentando um contraste entre o branco e o negro do basalto, característica típica da ilha de São Miguel.

Igreja de São Sebastião – Mais conhecida por Matriz, esta igreja, foi construída entre os anos de 1533-1545 como promessa dos habitantes de São Miguel a S. Sebastião pelo fim de uma epidemia. Depois de várias remodelações, a igreja, na sua génese no estilo gótico, apresenta hoje, elementos manuelinos e barrocos, sendo construída com pedra calcária e basalto proveniente da ilha.

Igreja do Colégio – Antiga residência da Companhia de Jesus, a Igreja do Colégio, atualmente alberga o Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado. Contendo em seu espólio pinturas e esculturas dos séculos XVII e XVIII, hoje em dia, apresenta-se como um espaço cultural, com uma grande vertente para o ensino e conhecimento.

 

Gastronomia


Cozido das Furnas – Provavelmente o prato mais famoso de São Miguel. O cozido das Furnas consiste em uma mistura de carnes e vegetais preparados em uma panela, que depois é posta dentro de um saco e enterrada no solo geotérmico circundante da Lagoa das Furnas. Com uma cozedura a rondar as 6 horas, apresenta um sabor único que não é alcançável em mais parte nenhuma do mundo.

Ananás – Devido ao clima favorável é usual ver-se em São Miguel o cultivo de certos frutos tropicais. O ananás é o exemplo de maior sucesso. A cultura do ananás foi introduzida em São Miguel por volta de 1840-1850. Um produto de excelente qualidade que rapidamente ganhou imensos admiradores, tornando-se mesmo um símbolo da ilha e da Região.

Chá – Em São Miguel encontram-se as duas únicas fábricas de chá da Europa. Nas fábricas da Gorreana e do Porto Formoso, o visitante terá a oportunidade de percorrer as suas plantações, visitar as fábricas onde o chá é produzido e, no fim, provar uma das maiores riquezas dos Açores.

Sete Cidades, São Miguel, Açores

 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e segurança durante a navegação. Ao continuar está a aceitar a sua utilização e os Termos de utilização e Privacidade.