Balanço reinicio da operação aérea

 

Transportadoras do Grupo SATA fazem balanço muito positivo da sua operação após a retoma, tanto de passageiros como de carga

 

Aproximadamente 1 mês após a retoma da sua operação, o Grupo SATA faz um balanço muito positivo da sua operação, tanto no transporte de passageiros como de carga.
 

No mês de Junho, a taxa de ocupação média de passageiros rondou os 40% na totalidade das rotas operadas, o que representa um valor assinalável, considerando o contexto de pandemia e o período de cerca de 3 meses em que os passageiros estiveram impedidos de se movimentarem, devido à evolução da COVID-19 e às restrições de circulação impostas.
 

A taxa de ocupação de cerca de 40% é um valor encorajador, uma vez que, gradualmente, as companhias aéreas e os passageiros demonstram mais confiança em voltar a voar e aprendem a movimentar-se nesta nova normalidade. Apesar de ainda limitada, representa e faz prova, do investimento significativo por parte do Grupo SATA, que tem procurado cooperar ativamente para que a atividade económica e turística do Arquipélago possa ressurgir, gradualmente. O esforço empreendido no reinicio da operação, representa o compromisso e a missão que o Grupo SATA assume na promoção da mobilidade entre as ilhas do Arquipélago e destas com o exterior.
 

Não obstante o reinicio gradual deste primeiro mês de operação, a taxa de ocupação continua, como esperado, aquém da ocupação que se regista habitualmente nesta altura do ano. A previsão da taxa de ocupação, isto é, as reservas de 15 de julho até final de agosto, situa-se, neste momento, em cerca de 33%, que compara com uma taxa de ocupação de cerca de 80%, em igual período do ano anterior.
 

É esperado que um número de passageiros aguarde até mais tarde a realização das suas viagens uma vez que os clientes vão ganhando confiança, à medida que vão recebendo testemunhos de que a viagem e o acolhimento decorrem bem. Mas, ainda assim, para uma melhor gestão de recursos, serão feitos neste período, um conjunto de ajustes pontuais no sentido de procurar um melhor equilíbrio entre a oferta e a procura. Esse processo decorre de uma análise contínua que o Grupo SATA realiza à sua operação, em conjunto com os seus parceiros. Neste contexto, as transportadoras têm desenvolvido uma operação de contato proativo com os seus agentes de mercado e passageiros, no sentido de disponibilizar as melhores alternativas possíveis. Este processo tem corrido bem com particular compreensão de todos que, conscientes da situação excecional, têm sido particularmente cooperantes.
 

No contexto da retoma, haverá ainda que assinalar o desempenho excecional da operação de carga comercial. De acordo com dados da IATA, no passado mês de maio, a SATA Azores Airlines foi pela primeira vez na sua história, a companhia líder no transporte de carga à saída do Continente, com uma quota cerca de 16%. De facto, em maio, a SATA Azores Airlines transportou 250 toneladas de carga num total de mercado de, aproximadamente, 1.600 toneladas, à saída do Continente, sendo o operador número 1 do mercado, o que representa um marco no seio do Grupo SATA, que muito nos orgulha.

 

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