A não perder – Queijadas da Graciosa

Queijadas Graciosa

 

Queijadas Graciosa

UM DOCE LOCAL QUE É UMA MARCA GASTRONÓMICA E CONSIDERADO COMO UM DOS MAIS FAMOSOS DOS AÇORES.
AS QUEIJADAS DA GRACIOSA MERECEM BEM A NOSSA RECOMENDAÇÃO DENTRO DA CAMPANHA DA SATA “VIVA MAIS OS AÇORES”.

 

Este é um daqueles doces que se identificam com o local de onde é oriundo e, neste caso, temos a Ilha Graciosa, uma pequena extensão de terra, no meio do Oceano Atlântico, com apenas 13 quilómetros de comprimento, onde o ponto mais alto, Pico Timão, tem apenas 398 metros. Mas é aqui, num local onde a vida corre de forma lenta, em cenários de pastagens e casas caiadas de branco, que vamos encontrar um dos mais famosos doces dos Açores.

A qualidade das Queijadas da Graciosa é elogiada por todos e beneficia do facto do seu fabrico contar com produtos naturais, sempre respeitando as normas da doçaria da região.

 

Queijadas Graciosa

 

São caracterizadas pela sua forma em estrela, massa exterior fina e estaladiça, recheadas com o resultado de uma preparação com ovos e leite. Este produto acaba depois por adquirir um sabor delicado com a canela. Este era um doce que estava apenas à disposição dos locais, mas hoje são produzidas de uma forma mais massiva, com certificado de qualidade, podendo o número chegar a cerca de 3 mil queijadas diárias. O nome nem sempre foi este. Até há cerca de 25 anos, as Queijadas da Graciosa eram conhecidas como “covilhete de leite” ou “queijada da praia”. A receita era conhecida de umas quantas donas de casa e era presença habitual nas mesas da Graciosa em dias de festa.

Dizem ainda que há um “segredo” na receita e que nunca foi verdadeiramente revelado, procurando garantir a identidade única desta pequena iguaria local. Hoje, o produto é exportado para o mercado do arquipélago e de Portugal continental e ainda para os Estados Unidos da América. O fabrico tem lugar dentro da zona da Reserva da Biosfera da Graciosa, pertencente à Rede Mundial de Reservas de Biosfera da UNESCO, na fábrica na zona de Vila da Praia. Diga-se ainda que o recheio deve ser confecionado na véspera e leva cerca de 20 gemas de ovo.

 

Queijadas Graciosa

 

A qualidade das Queijadas da Graciosa é elogiada por todos e beneficia do facto do seu fabrico contar com produtos naturais, sempre respeitando as normas da doçaria da região.

 

Para ler todos os conteúdos da edição número 9 da nossa revista de bordo Azorean Spirit clique aqui.

Visite o site oficial do Turismo dos Açores em www.visitazores.com ou aceda à aplicação móvel VisitAzores, disponível para download através da App Store ou do Google Play.

Loading...