Os Açores e as suas lagoas

Lagoa das Sete Cidades


Os Açores são um local de tranquilidade e de inspiração, onde o real pode muito facilmente encontrar-se com o místico. O melhor da Natureza encontra-se refletido em cada paisagem e deixa qualquer um absolutamente deslumbrado.

Neste lugar, as crateras de vulcões adormecidos deram lugar a lagoas envoltas em neblina, cujas lendas são ainda hoje contadas pelos locais sob o olhar encantado dos visitantes. Mas estas lagoas tanto podem ser locais de contemplação, como podem ser palco de passeios de canoa ou de aventuras de stand-up paddle. Há um incrível potencial.

A Lagoa das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, é uma das mais icónicas em todo o país pela sua cor verde e azul, e foi considerada uma das Sete Maravilhas de Portugal. Mas as crateras vulcânicas deste lugar deram ainda origem a outras 11 lagoas mais pequenas e mais escondidas, entre elas a Lagoa de Santiago, a Lagoa do Canário, a Lagoa Rasa e as Empadadas.

Ainda na ilha de São Miguel, a Lagoa do Fogo, inserida numa Reserva Natural Protegida, brinda os seus visitantes com a sua beleza quase selvagem e com o silêncio absoluto apenas quebrado pelo chilrear dos pássaros que lá habitam. Quem deseja aventurar-se um pouco, poderá descer até às suas margens através do caminho delineado e conhecer a sua praia de areia branca.

Também é imperdível a Lagoa das Furnas, tão associada à Capela de Nossa Senhora das Vitórias, um edifício de arquitetura neogótica que se destaca nas suas margens, e às caldeiras onde todos os dias se faz o célebre Cozido das Furnas. Mais recentemente, foi adicionado a este local um ponto de interesse que tem atraído os mais variados tipos de turistas de todo o mundo: o Parque Grená.

Na ilha Terceira poderá encontrar a Lagoa Funda, localizada dentro da caldeira vulcânica da Serra de Santa Bárbara e que se encontra rodeada por uma variada vegetação endémica da macaronésia.

Na ilha do Pico, a Lagoa do Capitão e a mística Lagoa do Paul, quase sempre envolta em nevoeiro devido à sua altitude, formam junto com as lagoas do Caiado, do Rosado e do Ilhéu, um conjunto de belas lagoas onde não é raro encontrar amantes da observação de aves.

A ilha de São Jorge oferece a lagoa formada na Fajã de Santo Cristo e a Lagoa da Fajã dos Cubres, que são as únicas do arquipélago junto ao mar e sujeitas às marés.

O Poço da Alagoinha, na ilha das Flores, já se tornou um local de culto nos Açores. As quedas de água pela encosta verdejante e os seus reflexos na lagoa compõem um cenário único no mundo. Não menos importantes são as Sete Lagoas, um conjunto de lagoas acomodadas dentro da caldeira de um dos vulcões primordiais da ilha das Flores, cujos nomes apelam às suas características: Lagoa Negra, Lagoa Branca, Lagoa Comprida, Lagoa Rasa, Lagoa da Lomba, Lagoa Funda e Lagoa Seca.

 

Ilha das Flores

 

Na ilha do Corvo encontra-se a Lagoa do Caldeirão, formada no interior da cratera do vulcão que deu origem à ilha. Esta imensa lagoa encontra-se abrangida pela Zona de Proteção Especial da Costa e Cadeirão da Ilha do Corvo, uma classificação que visa a preservação da sua rica biodiversidade.

Viaje connosco para os Açores e visite estes locais mágicos!

Para saber mais, visite o site oficial do Turismo dos Açores em www.visitazores.com.

Loading...