Observação de aves

Observação de aves

 

Aproveite as vantagens da localização insular privilegiada das nove ilhas dos Açores para observar e fotografar o comportamento e beleza de aves endémicas, as quais desenvolveram características únicas pelo facto de estarem isoladas e confinadas ao habitat natural de cada ilha, bem como aves migratórias, que aproveitam a localização geográfica e alimento abundante para uma paragem de descanso durante a sua migração ou mesmo para nidificação.

No centro das atenções, estará certamente o Priolo, uma ave endémica e com estatuto de espécie em perigo de extinção, cujo habitat se limita à serra da Tronqueira na ilha de São Miguel.

Mas para além do Priolo, destacam-se ainda o Painho-de-monteiro uma das aves marinhas mais raras da Europa e endémica dos ilhéus da ilha Graciosa; o Canário-da-terra, uma espécie exclusiva da macaronésia; e diversas subespécies endémicas como o Tentilhão, a Estrelinha, o Pombo-torcaz e o Milhafre.

Os Açores têm também as populações de nidificação mais importantes a nível mundial de Cagarros e de Garajaus-rosados. O som peculiar emitido pelos cagarros tornou-se uma imagem de marca dos Açores e faz as delícias dos turistas que decidem passar um serão à beira-mar.

Na sua totalidade, o arquipélago dos Açores tem aproximadamente trinta espécies nidificantes e o número de espécies ocasionais já observadas e registadas no Arquipélago aproxima-se das quatro centenas.

Em todas as ilhas pode-se praticar a observação de aves, sendo de destacar a ilha de São Miguel e Graciosa para a observação das espécies endémicas, para a ilha Terceira para a observação de gaivotas e limícolas de origem Neártica e Paleártica, e as ilhas das Flores e Corvo, para a observação de passeriformes americanos, para além das outras espécies já referidas.

Os amantes da observação de aves encontram aqui um autêntico paraíso!

Para mais informações, visite o site oficial dos Turismo dos Açores em www.visitazores.com.

Loading...