Canyoning na ilha das Flores - aventuras na natureza

Canyoning na ilha das Flores - aventuras na natureza

 

O Canyoning é uma atividade desportiva e de lazer que aproveita ao máximo a Natureza, através da descida de cursos de água e declives. A ilha das Flores é um dos locais onde este desporto é mais corrente. Não é para todos, mas os diferentes níveis de dificuldade permitem a prática a muitos candidatos a aventureiros. Quem sabe se não será esse o seu caso?

 

Azores Canyoning

 

A ilha das Flores, no Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores, é conhecida por ser um dos poucos locais do mundo onde a prática do canyoning é uma das mais comuns dentro das atividades desportivas de natureza. A aventura pode passar por mais de quatro dezenas de percursos especialmente pensados para os amantes da modalidade, mas também para os amadores que queiram iniciar-se ou ter apenas uma experiência de vida. Estes percursos são acompanhados por guias devidamente formados e que ajudam a superar os obstáculos em segurança, para que o viajante possa desfrutar da aventura na natureza.

A prática de Canyoning permite assim uma verdadeira simbiose entre o homem e os obstáculos naturais, em ambiente de autêntico convívio natural. A ilha das Flores, que deve o seu nome ao facto muito natural de ser considerada, precisamente, como uma das ilhas mais bonitas dos Açores devido à qualidade da sua vegetação, tem centenas de cascatas para descobrir. E é através do canyoning que o visitante poderá acabar por absorver melhor a essência da vida selvagem e equilibrada que só é possível vivenciar nestas paragens atlânticas. Por isso é que a ilha das Flores é facilmente considerada como um dos “paraísos” do mundo do Canyoning.

 

Azores Canyoning

Azores Canyoning

 

O visitante poderá ir pela Ribeira dos Ilhéus, Ribeira José Fraga ou ainda a Ribeira das Barrosas. Os guias conhecem os segredos de como aqui chegar e graças às qualidades únicas destes lugares, o visitante poderá beneficiar de saltos, cascatas de perder de vista e paisagens, no mínimo, surpreendentes. E no fim, os níveis de adrenalina e convívio serão recordações que ficarão bem marcadas na memória dos visitantes.

A organização, por norma, fornece todo o equipamento necessário para garantir o sucesso desta aventura e o visitante não deverá preocupar-se com os detalhes da logística. Não se preocupe, por exemplo, com as fotografias que gostaria de tirar durante a experiência, pois isso também já está previsto na organização do evento. Os percursos de Canyoning na ilha das Flores são adequados para todos os níveis de experiência e idade. Só tem de marcar, aparecer e divertir-se!

 

Azores Canyoning

 

Nível I

Maior vertical: 18 metros
Maior rappel: 18 metros (fácil execução)
Duração: Entre 2h30 e 4h

Nível II

Maior vertical: 50 metros
Maior rappel: 50 metros
Duração: Entre 4h e 5h30

Nível III

Maior vertical: 115 metros
Maior rappel: 55 metros (fácil execução)
Duração: Entre 4h a 5h30

 

Consulte a informação disponível no site oficial do Turismo dos Açores aqui.

 

Para ler todos os conteúdos da edição número 8 da nossa revista de bordo Azorean Spirit clique aqui.

Loading...