SATA Azores Airlines juntou-se à Aviation Carbon Free Alliance

 

SATA Air Açores e Azores Airlines integraram o pelotão da frente das companhias aéreas que compõem a Aliança Zero Emissões para a Aviação e que tem como propósito final garantir a integração de aeronaves movidas a hidrogénio e a eletricidade nas suas frotas, até ao ano de 2050.

A Aliança Zero Emissões na Aviação, é um programa com chancela da Comissão Europeia, do qual fazem parte companhias aéreas e outros agentes ligados ao sector do transporte aéreo na Europa, empenhados em congregar todos os esforços para alcançar a descarbonização da aviação nos próximos anos.

O compromisso assumido pelas companhias aéreas que integraram este movimento de transformação, compreende etapas sucessivas e evolutivas, a alcançar de acordo com um cronograma estabelecido e tendo em linha de conta objetivos previamente definidos.

Esta iniciativa conjunta é feita em paralelo e com apoio de programas de investigação que já se encontram em curso, como são disso exemplo o programa SESAR 3 e o Clean Aviation, ambos promovidos pela Comissão Europeia.

No caso do Grupo SATA, a integração das companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines na Aliança Emissões Zero na Aviação, vem robustecer outras iniciativas que se encontram em curso com os diferentes parceiros, designadamente, a Airbus, a Bombardier, a IATA e a ERA.

Considerando que a partilha de conhecimento e a experiencia adquirida são fulcrais nesta fase de transformação do sector, as companhias aéreas açorianas querem ser pioneiras na adoção de práticas que visam a salvaguarda da sustentabilidade ambiental de uma forma transversal e, de forma mais particular, tencionam zelar pela preservação do equilíbrio natural do Arquipélago dos Açores, destino para o qual converge a maior parte da sua operação aérea.  

Loading...