Terceira

Terceira, Açores

 

Natureza


Caldeira de Guilherme Moniz - Cratera de um grande vulcão, já extinto, com 15 km de diâmetro. No seu interior encontra-se a maior mancha de urze dos Açores.

Algar do Carvão - Classificado como Monumento Natural, o Algar do Carvão é uma antiga conduta vulcânica onde no seu teto se encontram aquelas que são consideradas as maiores estalactites de sílica do mundo. Na sua base encontra-se uma pequena lagoa para complementar a fantástica paisagem.

Monte Brasil - Se uma vista panorâmica sobre a cidade e baía de Angra do Heroísmo é o que pretende, recomendamos uma visita ao Monte Brasil. Este antigo vulcão com origem no mar alberga a imponente Fortaleza de São João Baptista, fortaleza esta, que foi construída pelos espanhóis com o intuito de defender o porto de Angra de ataques de piratas e corsários.

 

Património


Sé Catedral - Classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 1983, o centro histórico de Angra providencia-nos uma panóplia quase infindável de património cultural, destacando-se entre todos a Sé Catedral. Anteriormente com estilo gótico, estes elementos foram se desvanecendo principalmente devido às reformas efetuadas devido a violentos sismos. Atualmente apresenta um estilo arquitetónico maneirista.

Palácio dos Capitães Generais - Edifício construído para a Companhia de Jesus e mais tarde incorporado na Coroa por ordem pombalina, sendo, também, sede de Regência do Reino. A sua finalidade foi se alterando através dos anos, sendo atualmente a Sede da Direção Regional de Organização e Administração Pública.

Impérios - Distribuídos por diversas localidades da ilha Terceira, os impérios, demonstram a devoção que as gentes açorianas têm pelo Divino Espírito Santo. Com cores garridas e arquitetura rebuscada, são uma das imagens de marca da Terceira.

 

Gastronomia


Alcatra - Na vertente gastronómica destaca-se a famosa alcatra, carne de vaca cozinhada num recipiente de barro com um molho composto principalmente por bacon, cebola, alho, louro e vinho. Para complementar e tornar ainda mais deliciosa esta refeição, indicamos-lhe a massa sovada como acompanhamento.

Sopas do Espírito Santo - Sopas tipicamente açorianas que são servidas, como o próprio nome indica, nas Festas do Divino Espírito Santo. A sua confeção consiste em pão coberto com a água que cozeu a carne, podendo, também, ser acrescentado hortelã. A sua confeção varia de ilha para ilha.

Queijadas Dona Amélia - Famosa queijada terceirense que contém na sua composição mel de cana, canela, corintos e cidra. Deve o seu nome à passagem da Rainha D. Amélia pela Terceira.

Vinho Verdelho dos Biscoitos - Proveniente das uvas da casta verdelho, o mais famoso vinho da Terceira é produzido pela Casa Agrícola Brum. É comercializado verdelho licoroso doce, seco e meio seco.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e segurança durante a navegação. Ao continuar está a aceitar a sua utilização e os Termos de utilização e Privacidade.