Mais de cinco mil passageiros contribuiram para o Programa de Compensação Carbónica da SATA Azores Airlines em cooperação com a IATA

 

É com satisfação que as companhias aéreas do Grupo SATA, SATA Air Açores e Azores Airlines, assinalam o primeiro ano de implementação do Programa de Compensação Voluntária de Carbono em parceria com a IATA e o resultado de mais de 5.800 passageiros que efetuaram a compensação voluntária das emissões de carbono produzidas pela sua viagem nas companhias aéreas do Grupo SATA.

É um excelente sinal, que só pode motivar um agradecimento a todos os passageiros que, voluntariamente, aderiram à causa.  

Recordamos, que o programa de Compensação Voluntária de Carbono na SATA Azores Airlines foi lançado no dia 21 de março de 2022 – Dia da Árvore – e é promovido pela IATA (International Air Transport Association) e tem contribuído para levar a cabo iniciativas com impacto na compensação das emissões de carbono, enquanto reforça o desenvolvimento de projetos sustentáveis, implementados em diferentes regiões do planeta.

Nesta fase, as companhias aéreas do grupo SATA continuam a apoiar o projeto “Ecofiltro Guatemala Improved Stoves and Water Purification”. Em parceria com a ClimateCare e a Natural Capital Partners este projeto, para além de contribuir para a redução de até 200.000 toneladas de emissões de CO2 por ano, está a  contribuir para melhorar as condições de saúde das famílias rurais da Guatemala, ao fornecer fogões de alta qualidade para substituir as tradicionais e ineficientes fogueiras usadas para cozinhar, e ao disponibilizar, também, equipamentos de purificação de água de alta qualidade (Ecofiltros) que aumentam o acesso à água potável.

O próximo compromisso que as companhias aéreas do Grupo SATA pretendem assumir será o de incorporar neste mesmo programa, projetos que venham a ser desenvolvidos em Portugal (e em especial, nos Açores) e que façam parte do Programa de Compensação Voluntária de emissões de carbono certificado pelas Nações Unidas.

Com esta iniciativa em curso, o Grupo SATA continua a dar um passo suplementar na consolidação da estratégia de sustentabilidade que deseja ver implementada nos próximos anos. Para além da renovação de frota da Azores Airlines, destaca-se para a realização do primeiro voo com combustível sustentável de aviação (SAF), realizado no passado dia 24 de outubro de 2022, abrindo caminho para a adoção deste tipo de combustível nas operações da SATA Azores Airlines, uma vez que este combustível é o que permite um volume mais significativo de redução nas emissões de CO2 produzidas. Para além do Programa de Compensação Voluntária de Carbono, as companhias aéreas também integram o Programa de gestão sustentável IEnvA - (IATA Environmental Assessment) e integram o programa europeu CELE e o programa Corsia, desenvolvido pela ICAO. 

 

SOBRE O PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO DA IATA O que é compensação de carbono? A compensação de carbono é simplesmente uma forma de indivíduos ou organizações, neste caso passageiros de companhias aéreas e clientes corporativos, “neutralizarem” as emissões de carbono da sua viagem, investindo em projetos de redução de carbono. Mais de 50 companhias aéreas membros da IATA introduziram um programa de compensação integrado nas suas plataformas de vendas e a SATA Azores Airlines faz parte deste conjunto. O programa da IATA permite a padronização do processo e possibilita que qualquer companhia aérea, seja qual for a sua dimensão, possa introduzir um programa de compensação confiável e que apoia projetos validados por entidade independente. As compensações são cuidadosamente contabilizadas através de metodologias internacionais aprovadas ICAO que se complementam com dados reais de carbono emitido pelas companhias aéreas, em cada viagem em concreto. IATA - Carbon Offset Program

SOBRE O PROGRAMA IEnvA 

EnvA - (IATA Environmental Assessment) é o nome do programa que abraçamos no grupo SATA em parceria com a IATA (International Air Transport Association). Tendo em conta que cada companhia aérea tem uma realidade distinta, a fase de arranque vai consistir em criar um plano de ação que se adapte o melhor possível à realidade das empresas, cuja atividade está essencialmente relacionada com o transporte de passageiros e carga numa região ultraperiférica. Apesar das condições especiais em que opera, e que lhe conferem um estatuto de exceção, é entendimento coletivo que o grupo SATA deve garantir que se encontra a fazer tudo o que está ao seu alcance para que a sua atividade seja um exemplo das melhores práticas internacionais. IATA - Environmental Assessment (IENVA)

SOBRE O PROJETO “ECOFILTRO GUATEMALA IMPROVED STOVES AND WATER PURIFICATION” Um projeto dedicado a melhorar a saúde das famílias rurais na Guatemala, que fornece fogões para aquecimento de alimentos e eco filtros para melhorar a qualidade da água. Para além de melhorar a saúde da população, evita o abate de cerca de 2. 000 de árvores por dia e contribuí para uma redução de até 200.000 toneladas de emissões de CO2 por ano.  Natural Capital Partners | Water Filtration and Improved Cookstoves,…
 

SOBRE O GRUPO SATA O Grupo de empresas SATA, decorrem da fundação, em 1941, da “Sociedade de Estudos Aéreos Açorianos.  Conta com mais de oitenta de História.  Tem na sua raiz identitária nos Açores e assume o compromisso de combater o isolamento do Arquipélago. Composto por duas transportadoras aéreas (SATA Air Açores e Azores Airlines) e uma entidade gestora dos aeródromos do Arquipélago dos Açores. As companhias aéreas do Grupo SATA abraçam a missão de construir pontes atlânticas entre os Açores e o Mundo. Atualmente, a SATA Azores Airlines opera uma rede de rotas regulares, (Regionais, Nacionais e Internacionais) e desempenha um papel relevante para o desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores. https://www.azoresairlines.pt/pt-pt

Loading...