6 atividades para famílias com crianças a não perder na ilha do Faial

Vista da Ilha do Faial sobre a Ilha do Pico

 

O Faial é a ilha que parece conter o mundo inteiro com aquela que é chamada “a mais pequena cidade cosmopolita do mundo” e não só. As suas bucólicas paisagens decoradas com magníficas hortências azuis, os intrigantes rastos de atividade vulcânica, o imenso mar e a esmagadora e deslumbrante vista para a majestosa montanha da ilha do Pico, que tanto a caracterizam, tornam esta ilha um local a não perder no seu roteiro de férias em família pelos Açores.

 

Marina da Horta

 

1. Explore a Marina da Horta – Fruto da sua posição geográfica, a Marina da Horta é a quarta marina mais visitada do mundo e tornou-se um lugar mítico entre os navegantes que cobrem os seus paredões com as mais criativas pinturas, para que a sorte lhe sorria na sua viagem por mar. Esta tradição fez da Marina da Horta uma autêntica galeria ao ar livre que vale a pena ser admirada ao vivo.

 

observação de cetáceos

 

2. Desfrute de um passeio de barco para observação de cetáceos – A ilha do Faial, e o Grupo Central do Arquipélago dos Açores, reúnem as condições ideais para a observação de baleias e golfinhos. As espécies mais vulgarmente avistadas são o cachalote, os golfinhos-comuns e os roazes, residentes no arquipélago, e que, por isso, podem ser avistados ao longo de todo o ano. Porém, em épocas específicas, é possível observar baleias azuis, baleias comuns, baleias sardinheiras, golfinhos pintados e até baleias de bossas, entre outras espécies.

 

Vista sobre a Praia do Porto Pim

 

3. Desfrute da praias e piscinas naturais ímpares do Porto Pim – A praia de Porto Pim, com o seu extenso areal, as águas cristalinas e a moldura formada pelo Monte da Guia e pela baía de Porto Pim, fazem com que se tenha tornado a praia mais popular da ilha do Faial. No entanto, existem outras praias e zonas balneares igualmente aprazíveis de que pode desfrutar, como a Praia do Almoxarife, e a sua vista ímpar para a montanha da ilha do Pico, e inúmeras piscinas naturais e portos por toda a ilha, das quais destacamos as do Varadouro. São tantas, e tão pitorescas, que constituem um convite a pequenos banhos seguidos de uma pequena viagem para a zona balnear seguinte. Que os membros mais pequenos da família votem em qual qual a melhor! O entusiasmo será contagiante.

 

Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos

 

4. Visite o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos – Construído no subsolo junto ao farol que quase ficou submerso pela lava, e construído de forma a preservar a paisagem, é o local privilegiado para perceber o fenómeno do Vulcão dos Capelinhos e a atividade vulcânica nas diferentes ilhas dos Açores. Não deixe de fazer o percurso a pé pelo cimo da falésia para uma perspetiva mais elevada e para apreciar o material ali acumulado que foi expelido pelo vulcão, como as chamadas bombas vulcânicas. Estes fragmentos de lava que solidificaram durante “o voo” e assumiram uma forma ovoide com certeza impressionarão os membros mais novos da família!

 Trilho da Lagoinha

 

5. Percorra um dos trilhos da ilha – Se gosta de caminhar na Natureza e de a explorar de forma segura, faça um dos trilhos mapeados da ilha, como o trilho Serreta – Lagoinha, dos Dez Vulcões, o trilho do Cabeço do Canto ou o trilho da Caldeira.

 

6. Visite as restantes ilhas do triângulo – O Faial é um dos vértices do triângulo do Grupo Central, estando a apenas a 8 km da ilha do Pico e a cerca de 89 km da ilha de São Jorge, pelo que terá a oportunidade de aproveitar as várias ligações diárias existentes e conhecer mais duas ilhas deste fantástico arquipélago que são os Açores!

Loading...