Lançámos um Programa de Compensação Voluntária de Carbono

Gostaria de compensar as emissões de carbono emitidas na sua viagem?

Dando mais um passo inadiável no caminho da Sustentabilidade e na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), lançamos o Programa de Compensação Voluntária de Emissões de Carbono que permite ao passageiro SATA compensar as emissões de dióxido de carbono (CO2) emitidas na sua viagem. A compensação de carbono é alcançada por meio do apoio a projetos que evitam a criação de novas emissões de CO2 ou removem carbono da atmosfera.
Este programa, desenvolvido em parceria com a IATA (International Air Transport Association), utiliza metodologias de cálculo das emissões de CO2 fiáveis, considerando parâmetros do voo, como o percurso (origem/destino), distância percorrida, carga transportada, número de passageiros, classe de reserva, consumo de combustível e tipo de aeronave.

 

Como funciona?

1

Ao fazer a sua reserva, pode saber a quantidade de emissões de CO2 da sua viagem e quanto pode contribuir para a sua compensação. Selecione a opção do Programa de Compensação Voluntária de Emissões de Carbono que será adicionado à sua viagem.

2

O valor da sua compensação é calculado automaticamente, dependendo do nível de CO2 emitido por cada voo. Estes níveis são baseados em parâmetros operacionais.

3

A compensação das emissões de CO2 da sua viagem será investida em projetos sustentáveis e acreditados pela ONU.


Projeto “Ecofiltro Guatemala Improved Stoves and Water Purification”.

Este é o projeto que irá efetuar a compensação das emissões de CO2 da sua viagem!

Em parceria com a ClimateCare e a Natural Capital Partners, este projeto consiste em melhorar a saúde das famílias na Guatemala, reduzindo o tempo e o dinheiro gastos na aquisição de combustível para cozinhar, assim como proporcionar às populações locais um melhor acesso à água potável. O projeto fornecerá fogões melhorados de alta qualidade para substituir as tradicionais e ineficientes fogueiras em áreas rurais e dispositivos de purificação de água de alta qualidade (ecofiltros) que aumentarão o acesso à água potável.
Assim, o financiamento climático fornece um impulso vital a esse empreendimento social, mitigando o abate de cerca de 2. 000 de árvores por dia e contribuindo para uma redução de até 200.000 toneladas de emissões de CO2 por ano.
De considerar que na Guatemala rural, 55% das famílias não têm acesso a água potável. As alternativas, água fervente ou engarrafada, são demoradas, caras e prejudicam o planeta. O consumo de lenha, que é usada para ferver e purificar a água, contribuiu para a perda desenfreada de mais da metade das florestas do país nos últimos 50 anos.
O programa “Ecofiltro Guatemala Improved Stoves and Water Purification” contribui, ainda, para 10 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Obtenha informações detalhadas sobre este projeto aqui.

Em Portugal, ainda não existem projetos elegíveis para a compensação voluntária de emissões de carbono que sejam certificados pelas Nações Unidas. Assim que estes estejam disponíveis, é nosso objetivo apoiar um projeto no território nacional, em especial nos Açores, contribuindo para a sua Sustentabilidade.
Caso tenha dúvidas sobre o programa, consulte as Perguntas Frequentes disponibilizadas pela IATA.
Obrigado por nos ajudar a voar de forma cada vez mais sustentável.
 

Ecofiltro Guatemala

 

Loading...