Companhias aéreas do Grupo SATA ultrapassam os 395 milhões de euros de receitas em 2023

• Em 2023, as companhias aéreas do Grupo SATA, Azores Airlines e a SATA Air Açores, alcançam, pelo segundo ano consecutivo, resultados de crescimento muito consistentes, atingindo 2,4 milhões de passageiros transportados e mais de 28.400 voos. As receitas ultrapassaram os 395 milhões de euros, comprovando uma melhoria sustentada dos resultados, apesar dos desafios em termos de custos.

 • A Azores Airlines tem, pelo segundo ano consecutivo, o seu melhor ano de sempre em termos de passageiros transportados, com 1.445 mil passageiros transportados (+33% face a 2022), alcançando 285,8 milhões de euros de Receitas (+35% vs 2022). O EBITDA positivo de 21,6 milhões de euros, 4 vezes superior a 2022, reflete a continuação do bom desempenho operacional da companhia. 

• A SATA Air Açores alcança o melhor ano de Receitas de sempre, ascendendo a 109,5 milhões de euros e um EBITDA de 11,4 milhões de euros. A companhia realizou mais 1.423 voos inter-ilhas que em 2022, num total de 18.737 voos. O número de passageiros transportados situou-se nos 952 mil, o que representou um crescimento de 14% (+114 mil passageiros) em comparação com o ano anterior. A companhia liquidou em setembro de 2023 o financiamento contraído junto da JP Morgan (60 milhões de euros), o que permitiu uma poupança de cerca de 18 milhões de euros até 2026. 

 

SATA INTERNACIONAL – AZORES AIRLINES, S.A. (“Azores Airlines”) 

AZORES AIRLINES ALCANÇA 285,8 MILHÕES DE EUROS DE RECEITAS E EBITDA POSITIVO DE 21,6 MILHÕES DE EUROS, TRADUZINDO O EXCELENTE DESEMPENHO OPERACIONAL DA COMPANHIA, COM O NÚMERO DE PASSAGEIROS TRANSPORTADOS A CRESCER 33% PARA 1.445 MIL EM 2023 

A Azores Airlines mantém a tendência de crescimento sustentável pós pandemia, solidificando o caminho da recuperação e da sustentabilidade financeira. Foi registado o melhor ano de sempre em Receitas, alcançando 285,8 milhões de euros em 2023. Este valor representa um crescimento de 35,4% (+74,7 milhões de euros), em comparação com o período homólogo, e de 81,7% (+128,5 milhões de euros) quando comparado com o período pré-pandemia (2019), o que reforça a tendência de crescimento da atividade da companhia e da capacidade de capitalizar oportunidades de mercado nos últimos anos. 

 “A SATA tem feito um trabalho muito significativo junto dos Turismos, entidades Governamentais e comunidades dos locais para onde voamos, não só para dar a conhecer o Grupo, os Açores e, acima de tudo, para despertar para o posicionamento estratégico da companhia e a facilidade de ligação que esta oferece, entre a América do Norte e a Europa. Temos desenvolvido um conjunto de iniciativas operacionais e comerciais neste sentido. Houve uma aposta muito grande na consolidação das rotas da América do Norte e em novos mercados”, comenta Teresa Gonçalves, CEO do Grupo SATA. 

“O aumento do tráfego, em comparação com 2022, foi, uma vez mais, muito impulsionado pelo aumento da conetividade dentro da rede”, acrescenta Teresa Gonçalves. 

A evolução verificada alicerça-se nos passageiros transportados pela companhia aérea em 2023, cerca de 1.445 mil passageiros, +33,4% (+362 mil passageiros) em relação a 2022 e +52,8% (+499 mil passageiros) em relação a 2019, fruto do aumento da capacidade de passageiros transportados e da revisão na oferta de rotas. 

O número de voos realizados ascendeu a 9.700 representando, igualmente, um incremento face a 2022 e 2019, de +17% e de +39%, respetivamente. O load factor (taxa de ocupação) evoluiu para 82,8% ano, um aumento de 8 pontos percentuais (p.p.) face a 2022, ultrapassando igualmente o ano pré-pandemia em 4 pp. De referir, que o load factor nas rotas de/para a América do Norte foi de cerca de 85,6% durante 2023, +32p.p. comparativamente ao período homólogo. As rotas de/para a Europa (excluindo Portugal) revelaram um desempenho agregado muito significativo atingindo um load factor de 81,5% em 2023 (vs 64,8% em 2022). 

O maior crescimento de Receitas face aos Custos Operacionais permitiu atingir um Resultado Operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) de 21,6 milhões de euros que compara com os 5,4 milhões de euros de 2022, traduzindo o excelente ano operacional desenvolvido pela companhia com uma variação 4 vezes superior ao ano anterior. 

O Resultado Antes de Juros e Impostos (EBIT) apresenta uma melhoria de 11,8 milhões de euros quando comparado com o ano de 2022, sendo este fortemente impactado pelos leasings dos aviões. 

A performance da Azores Airlines tem sido de crescimento consistente e sustentado tendo, em 2023, superado as metas de receitas e EBITDA definidos no Plano de Restruturação acordado com a Comissão Europeia, reflexo dos esforços comerciais, da eficiência da operação e do compromisso da gestão e das equipas no turnaround da companhia. 

Os custos operacionais atingiram um total de 264,2 milhões de euros, +28,5% face ao período homólogo e refletem custos extraordinários com irregularidades (+4,7 milhões de euros vs 2022) e ACMI's (aluguer de aeronave, tripulação, manutenção e seguros) (+15,3 milhões de euros vs 2022) em 2023, resultado, sobretudo, de condições climatéricas adversas e de atrasos na entrega de aeronaves em manutenção e na entrega do novo avião A320 NEO. Esta variação incorpora, ainda, o incremento dos custos operacionais de tráfego (+36%, cerca de 20,1 milhões de euros vs 2022), refletindo o aumento da atividade da companhia e da subida generalizada dos preços dos serviços e o aumento dos custos com pessoal (+21,2%, cerca de 9,6 milhões de euros vs 2022) motivados pelo aumento da atividade operacional e pelo contínuo impacto da reposição dos cortes salariais, progressões nas carreiras e negociações de acordos de empresa. 

De realçar, ainda, que os resultados, para além de estarem impactados negativamente pelas irregularidades e ACMI's acima do expectável, não consideram qualquer remuneração pela execução das rotas ao abrigo das Obrigações de Serviço Público entre a Região Autónoma dos Açores e o Continente e a Madeira, que têm apresentado historicamente défices de exploração. Se fossem excluídos estes três efeitos, a Azores Airlines teria atingido um EBIT de 26,7 milhões de euros, +30,9 milhões de euros quando comparado com 2022, e fazendo os mesmos ajustes neste ano. 

Ao longo de 2023 a Azores Airlines registou resultados líquidos positivos durante cinco meses consecutivos, tendo o Resultado Líquido de 2023 apresentado uma melhoria de 8,1 milhões de euros face a 2022, apesar de impactado por custos de reestruturação e por custos financeiros decorrentes de dívida contraída maioritariamente em anos anteriores. 

 

SATA AIR AÇORES – SOCIEDADE AÇORIANA DE TRANSPORTES AÉREOS, S.A. (“SATA Air Açores") SATA AIR AÇORES AMORTIZA DÍVIDA EM 2023 COM POUPANÇA ESTIMADA DE 18 MILHÕES DE EUROS EM 3 ANOS E CONTINUA A REGISTAR UM AUMENTO DE ATIVIDADE, REFLETIDO NO CRESCIMENTO DOS PASSAGEIROS TRANSPORTADOS E RECEITAS SUPERIORES A 109 MILHÕES DE EUROS

 A SATA Air Açores mantém tendência de crescimento da sua atividade operacional. Em 2023 realizou mais 1.423 voos inter-ilhas que em 2022 (+8,2%) e mais 3.447 face a 2019 (+22,5%), num total de 18.737 voos. O load factor (taxa de ocupação) evoluiu para 74%, o que representa um aumento de 2 p.p. face a 2022, embora ainda 2 p.p. abaixo de 2019, justificado pelo aumento do número de frequências, e consequentemente do número de lugares oferecidos, nas diferentes rotas operadas no Arquipélago dos Açores. 

A companhia aérea registou, em 2023, um total de Receitas de 109,5 milhões de euros, representando um crescimento de 18,4% (+17 milhões de euros) em comparação com o período homólogo e de 30,9% (+25,8 milhões de euros) comparado com o ano de 2019, pré-pandemia. Na base desta evolução está o número de passageiros transportados em 2023, de 952 mil passageiros, o que representou um crescimento de 14% (+114 mil passageiros) em comparação com o ano anterior, e de 24% (+185 mil passageiros) em comparação com 2019. 

A SATA Air Açores atingiu um Resultado Operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) de 11,4 milhões de euros, que compara com 7,8 milhões no período homólogo (+45,9%), tendo o Resultado Antes de Juros e Impostos (EBIT) de 2023 sido positivo em 0,3 milhões de euros, +2,8 milhões de euros face ao registado no período homólogo. 

Os custos operacionais atingiram um total de 98 milhões de euros, +15,9% face ao período homólogo (+13,4 milhões de euros). O crescimento dos custos está impactado, maioritariamente, pelo aumento dos gastos com pessoal, +22,7% (+10,1 milhões de euros) motivado, sobretudo, pelo contínuo impacto provocado pela reposição dos cortes salariais durante o período de pandemia e pelas progressões na carreira e aumentos salariais acordados com as diferentes estruturas sindicais. Também os gastos com manutenção apresentaram em 2023 um crescimento expressivo face a 2022, +22,8% (+1,4 milhões de euros), resultado do aumento das necessidades de reparação e manutenção sobretudo pelas especificidades da operação nos voos inter-ilhas. Os custos operacionais representaram, em 2023, 89,6% da receita total (vs 91,5% em 2022).

 O Resultado Líquido do exercício foi fortemente condicionado pelos custos financeiros líquidos (8,6 milhões de euros) e pelos custos de reestruturação (1,6 milhões de euros). De referir que a SATA Air Açores procedeu, em 20 de setembro de 2023, ao reembolso antecipado da totalidade do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros, emitido em dezembro de 2022, cujo contributo para os gastos financeiros de 2023 ascendeu a cerca de 6 milhões de euros, sendo estimada uma poupança total de 18 milhões de euros até 2026.

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* Glossário: ASK: Available seat kilometer / Lugar-quilómetro - número total de lugares disponíveis para venda multiplicado pelo número de quilómetros voados. Load Factor: Número total de passageiro-quilómetros (RPK) dividido pelo número total de lugar-quilómetros (ASK). EBITDA: Resultado operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização. EBIT: Resultado operacional antes de juros e impostos. 

SOBRE AS COMPANHIAS AÉREAS DO GRUPO SATA | O grupo de empresas SATA decorre da fundação, em 1941, da “Sociedade de Estudos Aéreos Açorianos. Conta com mais de oitenta anos de história. Tem a sua raiz identitária nos Açores e assume o compromisso de combater o isolamento do Arquipélago. As companhias aéreas do Grupo SATA abraçam a missão de construir pontes aéreas entre os Açores e o Mundo. Atualmente, a SATA Azores Airlines opera uma rede de rotas regulares, (Regionais, Nacionais e Internacionais) e desempenha um papel relevante para o desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores. Opera com frota Airbus A320 CEO, A320 NEO, Airbus A321 NEO e A321NEO LR. Por seu lado, a SATA Air Açores voa, essencialmente, entre as nove ilhas do Arquipélago e assegura a mobilidade de pessoas e bens no interior do Arquipélago dos Açores. Opera com frota Bombardier Q400 e Bombardier Q200. https://www.azoresairlines.pt/pt-p

 

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