Medidas de Segurança

Foram estabelecidas Novas Medidas de Segurança nos aeroportos da União Europeia com o intuito de proteger os passageiros contra o novo tipo de ameaça: explosivos líquidos.

 

Os passageiros não estão autorizados a transportar líquidos (bebidas em geral, sopas, geles, loções, perfumes, aerossóis, etc.) na bagagem de cabine, a não ser que transportem recipientes com capacidade não superior a 100 mililitros e sem exceder no total 1 litro. Estes deverão estar acondicionados num saco de plástico transparente com sistema de fecho e abertura fácil, com dimensão de 19cm x 20cm.

Transporte de líquidos na bagagem de mão.

 

Exceções:

  • Líquidos adquiridos nas lojas localizadas para além do ponto de controlo do cartão de embarque ou a bordo das aeronaves;
  • Líquidos que visem satisfazer fins médicos, com prescrição médica e prova da autenticidade do líquido objeto de isenção;
  • Líquidos que visem satisfazer uma necessidade dietética especial, mediante atestado médico;
  • E comida para bebé.

Se solicitado, o passageiro deverá atestar a sua autenticidade através da prescrição médica ou prova gustatória/epidérmica.

 

Nota:
No que concerne aos medicamentos líquidos a transportar na bagagem de cabine, o passageiro deverá imprimir e preencher um Pedido de Autorização de Transporte de Objetos Proibidos na Bagagem de Cabine. Depois, deverá enviar o impresso à ANAC/FALSEC acompanhado pelo respetivo documento médico.

A ANAC/FALSEC irá avaliar o pedido, podendo ou não autorizar a isenção. Se for autorizada, será enviada uma credencial ao passageiro requerente, válida por 2 anos e que deverá acompanhá-lo sempre que este viaje.

Os passageiros devem-se fazer acompanhar por um documento médico que confirme a necessidade de utilização dos medicamentos, durante o período em que estes não estejam munidos da credencial, dado que pode ser solicitado pelos agentes de segurança nos postos de rastreio.

Para mais informações, favor consultar as Novas Medidas de Segurança, o site http://www.anac.pt/ e a Lista de Companhias Aéreas não recomendadas pela União Europeia.

Consulte:
Artigos Proibidos a bordo.
Recomendações para um transporte seguro de bagagem.

 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e segurança durante a navegação. Ao continuar está a aceitar a sua utilização e os Termos de utilização e Privacidade.