Corvo

Ilha do Corvo, Açores

 

Natureza


Caldeirão – Principal paisagem da ilha, resultado do colapso do vulcão principal do Corvo. No seu interior encontra-se uma lagoa pouco profunda e cones vulcânicos de pequenas dimensões. Do miradouro do Caldeirão é possível contemplar a paisagem sobre a cratera ao mesmo tempo que desfruta da calma e silêncio característico da ilha do Corvo.

Vila do Corvo – Situada na principal zona plana da ilha, a mais pequena vila dos Açores tem como característica principal o entrelaçado de suas ruas estreitas, construídas, desta forma, com o intuito de a proteger dos ventos fortes que normalmente assolam a ilha.

 

Património


Centro de Interpretação e Cultural do Corvo – A funcionar num edifício típico da ilha, mas recuperado para o efeito, o Centro de Interpretação e Cultural do Corvo pretende dar a conhecer ao visitante as especificidades ambientais e culturais da ilha.

 

Gastronomia


Torta de “erva do calhau” – Prato que consiste em uma alga marinha apanhada nas rochas à beira mar, do qual é retirada a água salgada, sendo depois quebrada e cortada. Para moldar os bolinhos é utilizado farinha e ovos batidos. Depois de compostos, fritam-se em banha.

Couves da barça – Para a confeção deste prato corvino, demolham-se as carnes de porco em salga na véspera, cozendo, depois, juntamente com couve picada, batata, cebola e alho. É normalmente servido com pão de milho produzido localmente.

Queijo artesanal do Corvo – Com uma cura de pelo menos 60 dias, este queijo de fabrico artesanal é muito apreciado. De pasta semi-dura e cor amarelada, apresenta um sabor persistente com um ligeiro toque picante.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e segurança durante a navegação. Ao continuar está a aceitar a sua utilização e os Termos de utilização e Privacidade.