Azores Airlines powered by SATA

COVID-19

Estamos a trabalhar para dar a melhor resposta a todos e a sua ajuda é muito importante. Por isso, solicitamos que nos contacte preferencialmente através de mensagem privada, no Facebook, ou através do email info@sata.pt. Muito obrigado pela vossa compreensão e colaboração.

Suspensão de voos

Face à atual pandemia de COVID-19, o Governo da Região Autónoma dos Açores determinou suspender as ligações aéreas do Grupo SATA entre todas as ilhas da Região e todas as ligações aéreas do exterior à Região, exceto os voos de transporte de carga ou casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional.

Estas medidas entram em vigor a partir das 18H00 (hora dos Açores) de hoje, 19 de março de 2020, e até 31 de março. Poderá encontrar mais informação sobre este assunto aqui.

O Grupo SATA manterá a sua operação suspensa até 30 de abril de 2020.
Se tem um voo que foi cancelado por favor consulte a informação abaixo sobre voucher de reembolso para voos cancelados


Viagens no Arquipélago dos Açores em casos de força maior

Face ao período de emergência em que nos encontramos, as deslocações inter-ilhas e para fora do Arquipélago, estão limitadas a casos de força maior. Deixou de ser possível viajar sem prévio consentimento da Autoridade de Saúde Regional. Para tal, foi acordado um procedimento obrigatório, que deverá ser desencadeado antes da reserva de qualquer viagem. Para conhecê-lo, prossiga por aqui.

 

A sua tranquilidade, acima de tudo !

Considerando os constrangimentos dos últimos dias, face ao contexto de contingência em que nos encontramos, procuramos encontrar soluções que venham a minorar os transtornos causados aos nossos passageiros.

Se o seu voo foi CANCELADO temos duas soluções criadas para si.

Escolha, até 31 de maio, a mais conveniente:

  1. Possibilidade de agendar a sua viagem para até 31 de dezembro 2020, não serão cobradas penalidades nem diferenças de tarifas.
  2. Possibilidade de optar pelo Voucher para planear viagens futuras. Este voucher tem a validade de 1 ano a partir da data de emissão. Para solicitar o Voucher de Reembolso preencha os seus dados aqui.

Permitimos a alteração das suas viagens sem cobrança de penalidade

Se adquiriu bilhetes com o Grupo SATA, até 13 de março, poderá alterar a sua viagem:

  • para novas datas com data de início até 31 de maio de 2020: sem cobrança de penalidade ou diferença de tarifa, serão cobradas apenas as diferenças de taxas (caso existam).
  • para novas datas com data de início entre 31 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2020: sem cobrança de penalidade mas será cobrada a diferença de tarifa e diferenças de taxas aeroportuárias.

Estas alterações deverão ser efetuadas até 31 de maio de 2020. Após esta data a situação será reavaliada.

Suspensão de voos

Face à atual pandemia de COVID-19, o Governo da Região Autónoma dos Açores determinou suspender as ligações aéreas do Grupo SATA entre todas as ilhas da Região e todas as ligações aéreas do exterior à Região, exceto os voos de transporte de carga ou casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional.

Estas medidas entram em vigor a partir das 18H00 (hora dos Açores) de hoje, 19 de março de 2020, e até 31 de março. Poderá encontrar mais informação sobre este assunto aqui.

O Grupo SATA manterá a sua operação suspensa até 30 de abril de 2020.
Se tem um voo que foi cancelado por favor consulte a informação sobre voucher de reembolso para voos cancelados


Voos para Toronto suspensos

Considerando a evolução da situação relativa ao COVID-19, a Azores Airlines irá suspender os seus voos para Toronto, no Canadá, até 30 de abril de 2020.
Assim, a última rotação será no dia 22 de março.
Poderá reagendar a sua viagem para mais tarde, sem penalidade e sem diferença de tarifa, ou solicitar um voucher de reembolso para utilizar numa futura viagem aqui.

Trabalhamos todos os dias para que possa estar seguro, na Terra e no Ar.
Estamos certos de que, em breve, voltaremos a tê-los a bordo!


Voos para Boston suspensos

Considerando a evolução da situação relativa ao COVID-19, a Azores Airlines irá suspender os seus voos para Boston, a partir do dia 21 de março de 2020 até 30 de abril de 2020.

Assim, a última rotação será no dia 20 de março.

Reagende a sua viagem para mais tarde, sem penalidade sem diferença de tarifa ou solicite um voucher de reembolso para utilizar numa futura viagem aqui.

Estamos certos que em breve voltaremos a tê-los a bordo!

 

Suspensão de voos

Face à atual pandemia de COVID-19, o Governo da Região Autónoma dos Açores determinou suspender as ligações aéreas do Grupo SATA entre todas as ilhas da Região e todas as ligações aéreas do exterior à Região, exceto os voos de transporte de carga ou casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional.

Estas medidas entram em vigor a partir das 18H00 (hora dos Açores) de hoje, 19 de março de 2020, e até 31 de março. Poderá encontrar mais informação sobre este assunto aqui.


Todos os passageiros de voos do exterior que aterrem na Região estão, a partir do início da tarde de hoje, obrigados a cumprir um período obrigatório de quarentena de 14 dias, determinado pela Autoridade de Saúde Regional.

São, também, obrigados a assinar uma declaração que os informa que o não cumprimento desse período obrigatório de quarentena constitui crime de desobediência e, como tal, será apresentada queixa junto das autoridades judiciais.

Além desta medida, todos os passageiros provenientes do exterior da Região estão a ser sujeitos ao preenchimento de inquéritos de despiste de possíveis casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus COVID-19, uma medida de prevenção que está a ser coordenada, em cada um dos aeroportos, pelos delegados de saúde das respetivas ilhas.

Esses questionários permitem determinar, em cada um dos passageiros provenientes do exterior, a existência de critérios epidemiológicos e clínicos associados ao COVID-19.

Sempre que, na sequência da informação prestada nos questionários, que são preenchidos antes do desembarque, existe a validação de um caso suspeito, esse passageiro fica imediatamente isolado para despiste, através de análises laboratoriais.

Havendo a recusa de preenchimento do questionário de despiste, o passageiro fica, automaticamente, impedido de desembarcar pelo delegado de saúde.

As tripulações destes voos, em caso de desembarque, estão igualmente sujeitas ao cumprimento de todas estas medidas.

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores deu hoje, 18 de março, indicações para que os passageiros que desembarquem no aeroporto de Ponta Delgada, mas que tenham o seu encaminhamento para outra ilha dos Açores, cumpram um período de quarentena de 14 dias em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

  1. Todas as aeronaves estão munidas de Kits de prevenção que acrescem aos Kits de primeiros socorros que já existem a bordo.
  2. A nossa tripulação está habilitada para desencadear todas as medidas necessárias na eventualidade de ser detetado um caso sintomático a bordo.
    Quando detetado um caso suspeito a bordo, o Comandante informa o aeroporto de destino, para que sejam tomadas as medidas previstas, em articulação com a entidade aeroportuária e as autoridades de saúde do respetivo aeroporto de destino. Nestes casos, está igualmente estabelecido um procedimento mais específico para limpeza e desinfeção da aeronave, com maior incidência em zonas de contacto direto com o passageiro, que se realiza, preventivamente, perante suspeita, de acordo com as instruções emanadas pelas entidades internacionais competentes.
  3. Acompanhamos permanentemente a evolução da situação a nível mundial de forma a implementar todas as medidas necessárias, em articulação com a entidade aeroportuária e as autoridades de saúde.
    As companhias aéreas do Grupo SATA, SATA Air Açores e Azores Airlines, têm estado permanentemente a acompanhar a evolução do surto do novo Coronavírus Covid-19 e implementaram todas as recomendações emanadas pelas Direções de Saúde (Regional e Nacional), bem como pelas entidades competentes, designadamente, a entidade aeronáutica nacional, ANAC, a IATA (Internacional Air Transport Association), pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo European Centre of Disease Prevention and Control.
  4. Disponibilizamos folhetos informativos a todos os passageiros com regras simples de proteção individual, que devem ser adotadas.
  5. Refeições a Bordo em Voos Domésticos
    No intuito de salvaguardar o bem estar de todos os ocupantes do avião, iremos suspender o serviço de refeições a bordo nos voos domésticos operados pela Azores Airlines. Serão garantidas as refeições específicas para diabéticos ou refeições especiais para crianças e bebés desde que solicitadas. Nestes casos, o pedido especial deverá ser efetuado no momento da reserva da sua viagem ou por email: info@sata.pt, até 7 dias que antecedem a hora da partida prevista do seu voo.
  6. Reduzimos os volumes de bagagem de cabine permitidos.
    Cada passageiro terá direito a embarcar apenas com uma mala de mão e um computador pessoal.
  7. Introduzimos alteração na atribuição de lugares a bordo.
    Com o intuito de aumentar a distancia social entre passageiros a bordo, introduzimos alterações na atribuição de lugares. Em terra, introduzimos novos procedimentos com vista a implementar todas as recomendações das Autoridades de Saúde.
  8. Higienizamos de todas as aeronaves em linha com os procedimentos de segurança aeronáutica.
    Procedemos à higiene e desinfeção de todas as aeronaves, com procedimentos específicos para o Corona Vírus, em linha com as orientações da Autoridade de Saúde e obedecendo aos procedimentos de segurança aeronáutica.
  9. As nossas aeronaves estão equipadas com sistemas de reciclagem de ar vertical e filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air).
    Saiba que todas as aeronaves estão equipadas com um sistema de reciclagem de ar vertical, o que permite a renovação do ar da cabine com alta frequência, mais de vinte vezes em cada hora. Este sistema garante que o ar é refrescado em toda a aeronave, da mesma forma e na mesma quantidade. O sistema utiliza filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) idênticos ao utilizados nos blocos operatórios.

 

Recomendamos que, em terra ou no ar, siga as indicações das diversas entidades de saúde a respeito do Covid-19 e saiba o que pode fazer para se proteger e evitar a transmissão:

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão, durante 20 segundos, e principalmente depois de se assoar, espirrar ou tossir.
  • Cubra o nariz e a boca (com um lenço e nunca com as mãos) ao espirrar ou tossir.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca.
  • Mantenha-se, idealmente, a pelo menos 1 metro de distância de pessoas que estejam a tossir, a espirrar ou com febre.
  • Em caso de febre ou mal-estar generalizado, é aconselhável que consulte o médico antes de efetuar a sua viagem ou, em alternativa, que ligue antecipadamente para a Linha de Saúde 24 Nacional (Nº 808 24 24 24) ou Linha de Saúde Regional (Açores) 808 24 60 24, para maior tranquilidade e prevenção.
  • Mantenha-se informado sobre os últimos desenvolvimentos a respeito do COVID-19 e faça o que está ao seu alcance para cuidar da sua saúde e proteger a dos outros.
Agradecemos a sua atenção e a sua colaboração.

Encerramento Lounges

  • O Lounge ANA do aeroporto de Lisboa estará temporariamente encerrado a partir de 16 de março de 2020.
  • Os Lounges do Grupo SATA dos aeroportos de Ponta Delgada e Terceira, devido ao Covid-19, estarão temporariamente encerrados a partir de 16 de março de 2020.

Tendo em consideração que a Organização Mundial da Saúde reconheceu o surto de Covid-19 como uma epidemia, solicitamos que tenha em atenção o seguinte:

  • Se planeia uma viagem à China ou qualquer das regiões afetadas, leia nosso Alerta de cobertura para Coronavírus e consulte sua apólice de seguro para saber de que forma pode o seguro de viagem ser aplicado à sua viagem.
  • É importante salientar que os nossos produtos de seguro de viagem contêm exclusões de epidemias, bem como devido a eventos conhecidos ou previsíveis, além de alertas / boletins de viagens ou proibições de qualquer governo ou autoridade pública. Como tal, problemas resultantes direta ou indiretamente de motivos incluídos nas apólices como exclusões geralmente não estão cobertas.
  • O medo de viajar não é um motivo coberto para cancelamento ou interrupção de viagem de acordo com nossos seguros de proteção de viagem.
  • Informamos que as outras garantias e exclusões de coberturas continuam a ser aplicadas, conforme descrito nos resumos de coberturas dos seguros.
  • Allianz | Importantes limitações de cobertura - COVID 19

As companhias aéreas do Grupo SATA têm estado permanentemente a acompanhar a evolução do surto do novo Coronavírus Covid-19 e têm atendido às recomendações emanadas pelas entidades nacionais e internacionais competentes, designadamente a IATA (International Air Transport Association), pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo European Centre of Disease Prevention and Control, bem como pela Direção Geral de Saúde e, igualmente, pela entidade aeronáutica nacional, ANAC.

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